Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B 100%

Creme Dental Oral-B 100%

Compre aqui

A perda de um dente pode resultar em muito desconforto e vergonha para o paciente. Mas, graças aos avanços da odontologia, é possível repor esse elemento dentário de forma rápida e prática com a colocação de um implante dentário. Mesmo sendo uma técnica segura, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse procedimento, dentre elas é se pôr implante dentário dói. Para esclarecer essa questão, o Sorrisologia conversou com a dentista Rita Ventura que revelou todos os passos desse tratamento. Dá só uma olhada!

O que é um implante dentário?

O implante dentário é uma espécie de raiz artificial de metal instalada dentro do osso, como explica a especialista. “São suportes de titânio colocados cirurgicamente no osso maxilar na parte de baixo da gengiva substituindo as raízes dos dentes”. A técnica de colocação de implante é capaz de promover uma melhora considerável no desempenho estético-funcional de pacientes que precisam se submeter ao processo de restauração. Por estar diretamente no osso, ele oferece um suporte para os dentes artificiais, não altera a boca e ainda é benéfico para a alimentação e fala, dando mais segurança para o paciente.

Como o implante dentário é feito? Entenda quais são as etapas do procedimento

1. A primeira parte em colocar um implante dentário consiste na preparação: “Aqui o dentista irá avaliar e solicitar exames para averiguar se o paciente está apto para a cirurgia”, revelou a dentista. 

2. Na fase cirúrgica que dura aproximadamente 30 minutos é feito apenas um pequeno corte na gengiva e perfura o osso, após o implante ser inserido na cavidade, em seguida, é realizada uma sutura.

3. Já na fase de reabertura é mais simples e menos invasiva, acontece de três a seis meses depois da primeira cirurgia. Um procedimento necessário para reabrir o caminho para que o implante possa receber a prótese.

4. Após o período de cicatrização, as próteses dentárias são colocadas no implante, depois é necessário um período de acompanhamento e manutenção para verificar como está o procedimento e cuidar da limpeza.

O implante dentário dói?

O implante dentário, assim como qualquer procedimento cirúrgico, como a extração do dente siso, por exemplo, é aplicado uma dose de anestesia no local onde será operado. Mas, mesmo com esse recurso, Rita revela que a dor vai depender muito do paciente: “É um processo que pode ter duas ou três sessões, varia muito para cada paciente, porém, se sentir alguma dor ou desconforto, deve avisar ao dentista imediatamente”. 

Mas não se preocupe, o passo mais importante para a colocação do implante dentário, é encontrar um profissional especialista no assunto e depois seguir todos os cuidados recomendados para ter uma boa recuperação.

Esse artigo teve a participação profissional de:

Rita Ventura
CRO: 42601

Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.