Escova de dente elétrica auxilia na higiene bucal de idosos? Entenda

Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a rotina de higiene bucal de muita gente? Há quem diga que esse item é um cuidado que não faz muita diferença na limpeza dos dentes. Mas além de tornar o ritual mais eficiente por reproduzir diversos movimentos ao mesmo tempo durante a escovação, esse acessório tecnológico possibilita que pacientes com limitações motoras tenham mais independência na hora de escovar os dentes, como é o caso dos pacientes idosos.

Para explicar os benefícios da escova de dente elétrica para o sorriso dos 60+, o Sorrisologia entrevistou o dentista Caio Soeiro, que também revelou os problemas bucais mais comuns da idade, como prevení-los, além de dicas para ajudar esses pacientes a cuidar melhor da saúde bucal. Confira!

Como a escova de dente elétrica ajuda na higiene bucal do idoso?

A escova de dente elétrica é capaz de fazer toda diferença na vida do paciente idoso que sofre com limitações motoras. O cirurgião-dentista Caio Soeiro conta que o uso dessa tecnologia facilita muito a higiene dessas pessoas já que a escova faz praticamente todo o trabalho sozinha. “Muitas vezes os idosos têm dificuldades motoras, o que atrapalha ou impede uma boa escovação. Outro ponto desse modelo de escova é o controle da pressão na hora da higiene que consegue remover as bactérias e microorganismos sem danificar o tecido gengival”, indicou.

Saúde bucal de idosos: conheça os problemas odontológicos mais comuns

À medida que envelhecemos as doenças bucais se tornam uma realidade cada vez mais próxima e isso tem a ver com uma higiene bucal incorreta, não só por uma questão de negligência, mas por dificuldade na hora de praticar o ritual. De acordo com o artigo científico Condições de saúde bucal em idosos: uma revisão da realidade brasileira, as doenças bucais podem afetar a vida dos idosos de inúmeras maneiras: na sua saúde geral, na saúde bucal, na participação social e nas habilidades de comunicação. O dentista revela os maiores problemas que esse público pode apresentar na cavidade oral:

• Lesões da mucosa;
  • xerostomia (redução do fluxo salivar);
  • gengivite (inflamação da gengiva);
  • periodontites graves;
  • perda de dentes;
  • cárie;
  • câncer bucal.

Como prevenir as doenças bucais após os 65 anos

A melhor forma de prevenir todas as doenças bucais comuns dessa faixa etária é continuar praticando uma boa higiene bucal. Por isso o papel da escova de dente elétrica é tão importante na rotina dos idosos, pois o aparelho permite que o paciente pratique uma escovação mais eficiente, mesmo que o paciente tenha algum tipo de limitação motora. Além da escovação, outro ponto importante é o uso do fio dental ou da escova interdental nas pessoas que têm prótese dentária, para eliminar o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

Esse é o pacote básico de cuidados que todo paciente idoso precisa adotar. Mas além dessas medidas, também é fundamental que o idoso vá ao dentista a cada seis meses, trate a xerostomia de forma correta e faça o autoexame bucal com frequência para prevenir ou descobrir precocemente o câncer de boca.