Gengivite pode causar outros problemas bucais?

Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 500

Compre aqui

A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer problemas ainda maiores e resultar em danos irreversíveis para o seu sorriso. Para entender melhor como o quadro se desenvolve e quais riscos ele oferece para os seus dentes, reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

A gengivite pode ser sinônimo de má higiene bucal

Diferente de outras doenças bucais, a gengivite é um quadro diretamente relacionado com a má higiene bucal. Isso porque a condição é resultado do acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, se forma na ausência da limpeza dos dentes correta. Ou seja: não há riscos de gengivite, se não houver a presença de bactérias. No entanto, vale ressaltar que existem outros fatores que também podem resultar na gengiva inflamada. Alterações hormonais, gravidez, estresse e alterações químicas na saliva, por exemplo, são alguns dos agentes responsáveis pelo problema.

A relação entre a gengivite e outras doenças bucais

Assim como outros problemas bucais, a gengivite também pode favorecer o surgimento de algumas doenças. A periodontite, por exemplo, é a principal entre elas. Considerada o estágio mais avançado da gengivite, a doença periodontal pode resultar em danos irreversíveis, como a retração gengival e até mesmo a perda dentária.

Outra condição que surge por conta da gengivite é a sensibilidade dentária. Isso porque o quadro pode provocar a retração gengival que, por sua vez, resulta na sensibilidade nos dentes devido à pela exposição da dentina. Além destes, o mau hálito é outra doença bucal que pode estar relacionada à gengiva inflamada, já que o acúmulo de placa bacteriana na região favorece o mau cheiro.

Gengivite: tratamento pode evitar prejuízos à saúde bucal

Se a gengivite já é uma realidade para você, não precisa se desesperar! Ao contrário do que muitos pensam, existe, sim, um remédio para gengivite. No entanto, é importante marcar uma consulta com um dentista de confiança para garantir o melhor tratamento para o seu caso. Em casos mais simples da doença, apenas o uso de uma boa pasta de dente para gengivite pode ser o suficiente para conter a inflamação no tecido. No entanto, em situações mais avançadas, a realização da profilaxia dentária e uma raspagem podem ser necessárias.

A prevenção é o melhor remédio para gengivite

Não precisa ser expert no assunto para saber que lidar com a gengivite pode ser um verdadeiro incômodo. Por isso, o ideal é investir em alguns cuidados durante a higiene bucal para prevenir o surgimento da doença. Para realizar esta tarefa, siga a seguinte rotina dental:

Passo 1) Escove os dentes, no mínimo, duas vezes por dia com uma escova de dentes com cerdas macias para remover a placa bacteriana.

Passo 2) Opte por uma pasta de dente com flúor para combater o ácido da placa bacteriana que se prolifera na cavidade bucal.

Passo 3) Não se esqueça de utilizar um bom enxague bucal para garantir uma limpeza ainda mais eficaz.

Passo 4) Finalize a sua rotina de higiene bucal com o uso do dental para limpar entre os dentes.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br