Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma coisa? Existem diferenças entre os tratamentos das duas condições? Para esclarecer de uma vez por todas essas questões, o Sorrisologia reuniu todas as informações sobre esses quadros. Veja só!
Gengivite vs. periodontite: diferença entre os quadros está no estágio da inflamação
Embora sejam duas doenças inflamatórias causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, a gengivite e a periodontite não são a mesma coisa. A primeira é o primeiro estágio da inflamação e costuma surgir devido à falta de eliminação de bactérias e resíduos durante a higiene bucal. Quando aderidos à superfície dental, esses agentes favorecem o surgimento de outras doenças bucais, como o tártaro ou a cárie que, por sua vez, resultam na gengiva inflamada e sangrando.
Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, que é o estágio mais grave da doença periodontal. Capaz de comprometer os tecidos da sustentação do dente, a periodontite pode trazer prejuízos ainda maiores para sua saúde bucal, resultando em retração da gengiva, reabsorção óssea e até mesmo perda dentária.
Os sintomas da gengivite e periodontite também apresentam variações
A presença de sintomas parecidos é um dos principais motivos por trás da confusão entre gengivite e periodontite. Ainda que os dois quadros sejam caracterizados pela gengiva inflamada e sangrando, existem alguns sinais que podem ajudar os pacientes a identificar a diferença entre essas doenças bucais.
Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.
Periodondite e gengivite: tratamento é baseado em mudanças nos hábitos de higiene bucal
Pode até parecer óbvio, mas a principal forma de tratar tanto a periodontite quanto a gengivite é através da mudança nos hábitos de higiene bucal. Justamente por se tratarem de doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, é preciso que o paciente redobre os cuidados durante a escovação – incluindo o uso de fio dental, limpeza dos dentes após todas as refeições e visitas frequentes ao dentista. Além disso, vale apostar em produtos que ajudem a promover uma limpeza dos dentes mais eficaz. A escova de dentes elétrica, por exemplo, possui movimentos de rotação capazes de remover até 100% da placa bacteriana.
No entanto, vale ressaltar que, em alguns casos de periodontite, um tratamento mais invasivo pode ser necessário. Por isso, é importante que o consulte um cirurgião-dentista para avaliar o estágio da doença. Em algumas situações, são feitas raspagens, remoção de tártaro, limpeza e uso de medicação para tratar a inflamação.