A gengiva inchada é um grande sinal de alerta para a saúde bucal. O incômodo costuma ter relação com inflamação ou irritação local, como gengivite, aftas ou uso incorreto do fio dental. Por esse motivo, ao perceber qualquer inchaço na região e outros sintomas como sangramento, vermelhidão e dor intensa, a recomendação é procurar um dentista o mais rápido possível. A gengiva é uma parte fundamental da estrutura que sustenta os dentes e qualquer negligência pode acarretar em danos maiores, inclusive a perda dentária.
Para entender mais sobre as causas de inchaço na gengiva, conversamos com a dentista Priscila Almeida, especialista em Implantodontia e Cirurgia Oral.
Saiba quais são os motivos podem levar ao inchaço na gengiva
De acordo com a dentista, as principais razões para uma gengiva inchada são inflamações ou lesões no tecido gengival. “O inchaço na região é multifatorial, podendo ser causado pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou falta de higiene, gengivite, inflamação e por ferimentos”, explica. Por essa razão, ao perceber qualquer inchaço ou desconforto na região, a orientação é sempre procurar um especialista para identificar a causa. “O ideal é buscar atendimento de um dentista o quanto antes, para uma avaliação do caso, remoção da placa causadora da inflamação e prescrição de um tratamento mais adequado”, conta.
Uma das origens mais frequente da gengiva inchada é a gengivite. A inflamação ocorre devido ao acúmulo de biofilme, popularmente conhecido como placa bacteriana. Isso acontece quando a escovação não é feita de maneira eficiente. Portanto, o principal cuidado para evitar inflamações na gengiva é manter uma boa higiene bucal. “Além da escovação e do uso do fio dental após todas as refeições, o paciente deve evitar o consumo de alimentos muito duros e também abrir recipientes ou colocar objetos na boca, pois esse hábito pode acabar ferindo o local e causando o inchaço”, reforça a dentista.
Como tratar gengiva inchada: tratamento varia conforme a causa
A gengiva inchada é tratada de forma individualizada. Se a causa for gengivite, o dentista realiza uma limpeza profissional (profilaxia), como raspagem e polimento. O tratamento também inclui reforço nos cuidados bucais feitos em casa, como manter uma boa higienização e uso do fio dental e enxaguantes bucais bactericidas.
Mesmo após a redução do inchaço, é imprescindível continuar com os mesmos cuidados com a higiene oral. Uma escovação mal feita acarreta no acúmulo de placa bacteriana e tártaro, além de outras doenças bucais, como cárie e a halitose.
Problemas na gengiva podem evoluir para uma periodontite, uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes. Se não tratada, o quadro tende a causar perda dentária.