Bolhas, feridas avermelhadas, aftas… São muitas as lesões que podem afetar nossa saúde bucal. Como, muitas vezes, os problemas podem ter sintomas parecidos, é importante conhecer os mais comuns para procurar o tratamento adequado. Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de manter a saúde da boca e do organismo em dia! Listamos aqui algumas das feridas mais comuns, as doenças relacionadas a elas e seus sintomas, além de possíveis tratamentos. Confira!
1. O que são aftas?
As aftas, também conhecidas como estomatite aftosa recorrente (EAR), são as famosas – e doloridas – pequenas feridas brancas na boca. Com certeza, você e muitas pessoas sabem como a lesão pode atrapalhar o dia a dia.
1.1. Sintomas e causas das aftas
O principal sintoma da afta é, com certeza, a ferida esbranquiçada com a borda avermelhada, que pode aparecer na língua ou em outras áreas de mucosa na boca. As causas podem estar relacionadas a traumas na região ou até mesmo algumas ocorrências do dia a dia, como:
- Consumir alimentos cítricos em excesso;
- Estresse e fatores emocionais;
- Hereditariedade;
- Deficiência de ferro ou vitaminas do complexo B;
- Distúrbios gastrointestinais.
1.2. Como tratar aftas?
É normal apostar em soluções caseiras para as aftas, como o bicarbonato de sódio – afinal, queremos nos livrar do incômodo o mais rápido possível. A longo prazo, no entanto, essa não é a melhor opção para sua saúde bucal. Se você sofre com aftas de forma recorrente, o ideal é procurar um estomatologista, especialista nesse tema. Ele irá indicar os melhores tratamentos para seu caso, como uma dieta balanceada e a higienização correta dos dentes e da língua.
2. O que é o câncer bucal?
Lesões e feridas – principalmente aquelas que parecem não desaparecer por conta própria, mesmo depois de alguns dias – também podem indicar que algo não está certo em seu organismo. As úlceras podem também ser sinais de um câncer bucal que, apesar de não ser o tipo mais frequente, afeta milhares de pessoas todos os anos.
2.1. Sintomas do câncer de boca
A chave para o sucesso do tratamento do câncer de boca é a prevenção. Por isso, fique atento a alguns sintomas da doença:
- Úlceras indolores, mas que não cicatrizam;
- Feridas em forma de bolinhas esbranquiçadas na boca;
- Nódulos e caroços na língua ou na boca.
2.2. Como diferenciar aftas e câncer bucal
Apesar de o sinal inicial ser o mesmo – uma ferida branca com toques avermelhados – é importante saber diferenciar quando sua ferida se trata de uma afta ou de um possível câncer bucal. Fique atento à duração da lesão, especialmente se for maior do que sete dias. Além disso, alterações de cor – como manchas enegrecidas – e caroços também podem ser indícios da doença.
É importante lembrar também que o câncer está relacionado ao estilo de vida do paciente, incluindo hábitos como fumar. Ah, e nada de negligenciar as idas ao dentista ou o autoexame bucal – quando se trata de casos de câncer, a prevenção e a descoberta precoce da doença são essenciais para maiores chances de sucesso no tratamento.
3. O que é herpes labial?
O herpes labial é uma doença viral e contagiosa, que pode se manifestar nos lábios, na língua ou nas gengivas. A principal manifestação do vírus HSV do tipo 1 é uma ferida avermelhada em uma dessas regiões e, acredite, ele é bem mais comum do que se imagina. Estima-se que 90% da população mundial lide com o problema!
3.1. Sintomas do herpes labial
O principal sinal do vírus HSV são as feridas e bolhas na boca, geralmente doloridos. A contaminação ocorre pela saliva ou o contato com essas lesões, que podem demorar um pouco a se manifestar no infectado. É importante lembrar o vírus do herpes se esconde entre as células nervosas, se reativando periodicamente – momentos de baixa imunidade, por exemplo, costumam ser acompanhado pela erupção das bolhas.
3.2. Tratamentos para herpes labial
O herpes labial, infelizmente, ainda não tem cura – mas é possível controlar o aparecimento das feridas com alguns cuidados e mudanças na rotina:
- Proteger bem a pele os lábios do sol;
- Evitar o estresse;
- Dormir bem;
- Manter uma dieta balanceada;
- Lavar bem as mãos antes e depois de mexer nas áreas lesionadas;
- Evitar beijos e relações sexuais durante os surtos da doença.
Para as feridas, um dermatologista ainda pode indicar tratamentos com medicamentos e a suplementação ou o consumo de alimentos que contém o aminoácido lisina, que ajuda a prevenir os surtos.
5. O que é candidíase bucal ou oral? É diferente do sapinho?
A candidíase é a infecção fúngica mais comum na cavidade bucal e afeta, principalmente, as crianças. Nessa fase, ela também é conhecida como sapinho. O problema se manifesta por pequenas aftas esbranquiçadas na boca e na língua.
5.1. Sintomas da candidíase bucal
Além das manchas brancas, a candidíase também pode provocar ardência e dificuldades para engolir. Os sintomas aparecem, principalmente, nos momentos em que nosso organismo apresenta baixa imunidade. O uso prolongado de antibióticos, corticóides, imunosupressores também pode influenciar o aparecimento das lesões.
5.2. Tratamentos para candidíase bucal
O tratamento para a candidíase oral é feito com antifúngicos, mas pode necessitar de alguns complementos dependendo da gravidade das lesões. É importante consultar um estomatologista para ter as soluções mais adequadas para seu caso!
6. Tenho uma ferida ou lesão que não some, o que devo fazer?
Você esperou um tempinho, depois um pouco mais e, mesmo assim, nada da ferida chata e incômoda sumir. Nessa situação, o primeiro passo sempre deve ser consultar um profissional de confiança. Ele irá examinar as feridas e sua gravidade, diagnosticar o problema e, se necessário, te encaminhar para um especialista.
Atualizada em 10/02/2022.