(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Extração dos dentes sisos: passo a passo para garantir uma boa cicatrização dos pontos

Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 500

Escova Dental Elétrica Professional Care 500

Compre aqui

Não dá para negar: a extração dos dentes sisos é um dos procedimentos odontológicos mais temidos pelos pacientes. Embora a cirurgia seja simples, ela requer alguns cuidados específicos no pós-operatório para evitar a inflamação dos pontos e, ainda, reduzir os desconfortos causados pela remoção dos dentes sisos. Justamente por isso, que podem seguir as recomendações do cirurgião-dentista é fundamental. Pensando em te ajudar nesse momento, conversamos com a dentista Uila Ramos que revelou os principais passos para garantir uma boa recuperação após a extração de dente siso.

Extração dos dentes sisos: como é feita?

De maneira geral, a extração de dente siso é um procedimento cirúrgico. “Para que o elemento seja removido é necessário abrir uma ferida cirúrgica, através do trauma tecidual necessário para extrair o dente siso”, explica a dentista. Durante a cirurgia, o paciente passa por quatro etapas: diérese, hemostasia, exérese e síntese. Nas duas primeiras fases, ocorre o afastamento dos tecidos e a contenção do sangramento. Já nas duas últimas partes do processo acontecem a cirurgia propriamente dita, com a luxação e remoção dos dentes sisos, e a união das bordas dos tecidos, caracterizada pela sutura da gengiva.

Entenda a importância dos cuidados após a extração dos dentes sisos

Não precisa ser especialista no assunto para saber que todo procedimento cirúrgico resulta em uma reação de defesa do organismo. No caso da extração dos dentes sisos, o corpo tende a produzir e liberar mediadores químicos da inflamação, além de células inflamatórias capazes de defender o organismo da agressão.

Justamente por isso, os cuidados após a extração dos dentes sisos são tão importantes para a recuperação do paciente. “Os cuidados evitam a perda ou danos ao coágulo sanguíneo formado no espaço do osso que abrigava o dente – conhecido como interior do alvéolo dental – que servirá de ponto de partida, após o período da inflamação, para que seja iniciada a cicatrização e nova formação de osso no alvéolo dental”, revela a especialista.

Extração de dente siso: por quanto tempo dura o pós-operatório?

Quando se trata da extração de dentes sisos, essa é uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes. Mas, afinal, por quanto tempo é necessário ficar com os pontos da cirurgia? De acordo com a dentista Uila Ramos, o período recomendado é de, no mínimo, sete dias. “Este prazo deve-se à necessidade de preservar o coágulo dental que é formado logo após a cirurgia e, que a partir dele, terá início ao processo de reparo tecidual”, conta.

Se não houver qualquer trauma ou dano no local da extração do dente siso durante o período, a gengiva é o primeiro tecido a cicatrizar. Nesse caso, o paciente pode observar o fechamento completo da ferida cirúrgica depois de sete dias. 

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva – Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife

CRO-PE: 10.380

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Veja Também
×