Escovar os dentes com força pode causar sensibilidade?

Você sabia que escovar os dentes com força pode causar sensibilidade? Embora muitas pessoas acreditem que essa prática deixa os dentes mais limpos, a verdade é que a força excessiva durante a higienização pode causar danos aos dentes e à gengiva. Explicamos por que isso acontece e como prevenir a sensibilidade. Confira!

Escovar os dentes com força pode corroer o esmalte dentário e causar a sensibilidade

O excesso de força durante a escovação é uma das principais causas da sensibilidade nos dentes. Isso acontece porque o excesso de intensidade nos movimentos com a escova leva à corrosão do esmalte dentário, que nada mais é do que a camada externa de proteção dos dentes. Com o esmalte corroído, a dentina – que está ligada à parte nervosa dos dentes – fica exposta, causando a sensibilidade durante a ingestão de alimentos muito gelados ou muito quentes.

Essa corrosão não acontece de imediato, mas sim ao longo do tempo, quando a escovação dos dentes com força é um hábito no dia a dia da pessoa. O uso de escovas com cerdas duras pode intensificar e acelerar o processo de desgaste do esmalte dos dentes durante a escovação, pois os movimentos intensos ficam ainda mais abrasivos e danosos para a saúde bucal.

A retração e irritação da gengiva também são causadas pela escovação brusca dos dentes

Outra consequência de escovar os dentes com força é a irritação e retração da gengiva, o que também pode causar sensibilidade. Os principais sintomas de que sua gengiva está irritada pela escovação intensa são dor e vermelhidão. Em casos mais graves, a gengiva pode sangrar ou formar pequenas feridas.

Já a retração da gengiva – ou retração gengival – pode ser notada quando um ou mais dentes parecem maiores que os outros. Isso indica que o tecido da gengiva que cobria a parte superior do dente reduziu de tamanho, ou seja, se retraiu. Embora possa ter outras causas, a retração da gengiva também está associada à escovação com força excessiva e pode estimular a sensibilidade na parte exposta, além de outros problemas como dores e mau hálito.

Você pode prevenir a sensibilidade nos dentes com hábitos de escovação mais saudáveis

Se você tem o costume de escovar os dentes com força e tem notado que seus dentes estão sensíveis, a melhor solução para o problema é adotar hábitos mais saudáveis na higiene bucal. O primeiro passo é não usar força na hora de escovar os dentes, uma vez que os movimentos intensos não trazem nenhum benefício. Substitua a força pela forma correta de escovar os dentes: movimentos circulares e vaivém.

O segundo passo é substituir sua escova de cerdas duras, caso use, por uma escova de cerdas macias. Você também pode apostar em uma escova de dentes elétrica, que tem o controle da força durante a escovação como um dos seus principais benefícios.

Caso o problema persista, é imprescindível procurar o seu dentista para a avaliar a necessidade de um tratamento. Dependendo do seu caso, o controle da sensibilidade pode ser feito com a prescrição de creme dental específico ou  até mesmo com a restauração da gengiva, em casos de retração gengival.