A parte mais complicadinha para quem aparelho ortodôntico é na hora da higiene bucal. A sensação é de que a boca parece nunca estar limpinha o suficiente, né? Durante o seu tratamento ortodôntico, a higiene do aparelho e dentes são fundamentais para manter um sorriso saudável. Para ajudar nesse hábito diário, o especialista em ortodontia Caio Botta conta os motivos para você incluir a escova ortodôntica no seu kit de limpeza oral.
Importância da limpeza oral no tratamento ortodôntico
Realizar a higiene oral é de extrema importância para uma boa saúde bucal. Quem está fazendo tratamento ortodôntico precisa ter o dobro de cuidados nesse momento, pois o uso do aparelho dificulta o acesso das escovas dentais comuns em algumas áreas da boca. “A falta de limpeza dessas regiões poderia proporcionar o aparecimento de cáries, inflamações gengivais ou irritações locais”, alerta o profissional.
Limpeza eficiente do seu aparelho ortodôntico
As escovas ortodônticas possuem um formato diferenciado em relação às escovas normais. “Elas possuem uma canaleta central que facilita a limpeza dos dentes quando o paciente está utilizando aparelhos colados aos dentes”, explica. Dessa forma, a limpeza tanto do aparelho ortodôntico como dos dentes se torna mais eficaz.
O formato em “V” das cerdas da escova ortodôntica permitem uma maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho. “A presença de alturas diferentes da escova ortodôntica para a escova tradicional facilita o contato das cerdas em uma superfície maior do dente e do aparelho”. Ou seja, aumentando a superfície de contato, a higiene também aumenta.
Confira a lista de outros cuidados para higiene do aparelho
-
Fio-dental: Juntamente com a escova de dente, o fio dental realizará a remoção mecânica das bactérias e restos de alimentos que ficam presos ao longo do dia nos dentes e nas bordas da gengiva. Para ajudar nessa parte, você pode utilizar um passa fio. “É um dispositivo parecido com uma agulha que ajuda a passar o fio nos locais de difícil acesso”, explica.
-
Escovas interdentais: Por serem menores e mais delicadas, essas escovas também auxiliam os pacientes que têm dificuldade de usar o fio dental. “Elas chegam a locais de difícil acesso e também ajudam na remoção de bactérias e restos alimentares”.
-
Limpeza profunda no consultório: Durante a consulta de manutenção, é possível fazer uma limpeza profunda nos dentes. Com o ultrassom, o dentista consegue remover o tártaro e placa bacteriana que possa ter ficado acumulado nos últimos meses. O ideal é fazer esse procedimento a cada três meses.
Lembre-se que você é o maior responsável pela sua limpeza bucal. “Seu ortodontista irá te orientar como fazê-la e irá cobrar de você uma boa higienização, mas, diariamente, essa responsabilidade e cuidado com os dentes é do paciente!”, finaliza Caio.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Botta Martins – Ortodontista
São Paulo – SP
CRO-SP: 88536
Atualizada em 24/02/2022.