(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Escova elétrica pode ser usada por pessoas com aparelho ortodôntico fixo?

Escova elétrica pode ser usada por pessoas com aparelho ortodôntico fixo?

Escovar os dentes com a escova de dente elétrica proporciona muitos benefícios para a saúde bucal. Além de eliminar a placa bacteriana com mais facilidade e prevenir o sorriso de doenças bucais, como a cárie e sangramento na gengiva, essa escova de dente também pode tornar a rotina de higiene bucal de idosos, crianças e pessoas com dificuldade motora mais eficaz. Mas quem usa aparelho ortodôntico fixo, também pode aproveitar as vantagens da escova de dente elétrica? O especialista em ortodontia Marcos de Boba explica se o uso dessa tecnologia é ou não adequada para esses pacientes que estão em tratamento ortodôntico.

Quem usa aparelho pode escovar os dentes com a escova de dente elétrica?

O uso da escova de dente elétrica pode ser feito por quem está em tratamento ortodôntico sim. O profissional dá algumas instruções para utilizá-la. “Deve-se escovar os dentes na superfície dos elementos e do aparelho com a escova de dente inclinada num ângulo de 45°. Posteriormente, escova-se as superfícies internas, com atenção às partes inferiores, onde mais acumula tártaro e as superfícies oclusais (parte de cima dos dentes)”, indica Marcos. 

Qual é a melhor escova de dente: elétrica ou ortodôntica?

Se tiver que escolher entre a escova ortodôntica e a escova de dente elétrica para os pacientes que usam aparelho fixo, o especialista tem a vencedora: a escova ortodôntica. “A sua concavidade na superfície permite a limpeza tanto da superfície dentária como a do aparelho ao mesmo tempo, no sentido de vai e vem”, explica. Mas isso não significa que você precisa abrir mão de uma delas, quanto mais completo o seu kit de higiene bucal, melhor. 

Escova interdental, fio dental ortodôntico: produtos de higiene bucal para quem usa aparelho

Fazer uso de uma escova interdental, além de recomendado pelo dentista, também é uma maneira de aumentar os cuidados. Com ela, é possível higienizar partes onde a escova ortodôntica ou elétrica não alcançam, como embaixo do arco e ao redor dos braquetes, por exemplo. “Geralmente, nessa região é onde mais se acumula placa durante o tratamento ortodôntico”, atenta o dentista.

O uso de enxaguante bucal também é bem-vindo. O flúor do enxaguante previne a cárie, além de eliminar as bactérias presentes na língua, bochecha e gengiva, responsáveis por inflamações gengivais, cárie e mau hálito. “Além disso, não podemos esquecer que a dieta livre de açúcar também contribuirá para a manutenção da saúde bucal durante este período de alinhamento do sorriso”, lembra. 

Matéria atualizada em 14/01/2021

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba – Ortodontista
Porto Alegre – RS
CRO-RS: 12129

Veja Também
×