Como e quando inserir o enxaguante bucal na sua rotina de higiene

Você usa enxaguante bucal? Muitas vezes esse produto acaba caindo no esquecimento durante a higiene bucal e não é por um acaso. As pessoas focam tanto na escovação dos dentes e no uso do fio dental para remover a placa bacteriana e outros resíduos dos dentes que deixam de lado esse cuidado também muito essencial na rotina de limpeza. Um dos motivos para que isso aconteça é a falta de informação de como e quando o produto deve ser utilizado. Para esclarecer de uma vez esse assunto, o Sorrisologia explicou a maneira correta de incluir o enxaguante no ritual de higiene bucal.

Qual é a função do enxaguante bucal?

Assim como todo produto de higiene bucal, o enxaguante tem seus benefícios para manter um sorriso bonito e saudável. De acordo com a dentista Uila Ramos, “ele é uma solução antisséptica utilizada como um meio auxiliar de higiene bucal que auxilia pacientes que apresentam doenças periodontais, alta atividade de cárie ou sensibilidade dentária”. Para resumir esse cuidado de uma forma mais objetiva, o enxaguante é um complemento desse ritual, que permite um controle químico da placa bacteriana.

Com qual idade posso incluir o enxaguante na rotina de higiene bucal?

Não existe uma idade estabelecida para iniciar o uso do enxaguante. Mas o produto pode ser inserido na higiene bucal infantil, dependendo do estado de saúde oral da criança. Se o pequeno tiver um baixo risco de cárie antes dos 7 anos, não é necessário incluir o produto na rotina. Principalmente porque nessa fase, há o risco de ingestão do produto que, aos poucos, vai desenvolver um caso de fluorose dentária, manchas brancas nos dentes causadas pelo excesso de flúor. Agora, se o odontopediatra notar uma certa tendência a doenças bucais, o enxaguante se torna importante o mais cedo possível.

Como usar o enxaguante bucal no meu dia a dia?

– O uso do enxaguante deve ser feito, pelo menos, duas vezes ao dia para preservar uma boa saúde bucal. Porém, há casos mais específicos que somente o dentista pode determinar a melhor frequência, como pessoas que estão tratando uma gengivite e doenças periodontais.

– O produto é a última etapa da limpeza bucal. Resumindo, ele deve ser usado após a escovação e fio dental, quando a boca estiver muito bem limpa.

– O produto sempre vem com um copinho medidor para não exagerar na quantidade. O ideal é encher 20ml do seu enxaguante escolhido.

– Ao colocar a solução na boca, faça bochechos durante 30 segundos e, em seguida, cuspa tudo na pia. Não engula o enxaguante de jeito nenhum!

– Depois de usar o enxaguante, não lave a boca com água, pois assim você diluirá o produto e reduzirá seus efeitos preventivos.

Este artigo contou com a participação de:

Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife