O edentulismo (perda de dentes) é um problema que costuma acometer a população idosa, principalmente por conta de descuidos com a higiene bucal, que resultam em doenças periodontais. No entanto, em casos específicos, a perda dentária pode ocorrer em jovens e adultos, o que costuma estar relacionado a maus hábitos que precisam ser cortados.
O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, que falou mais sobre as causas do edentulismo e formas de prevenção para preservar a saúde bucal no longo prazo. É só continuar lendo!
Quais são as causas do edentulismo?
Existem diferentes fatores que podem levar à perda de algum dente, como traumas (causados por fortes impactos) e o uso de medicamentos que enfraquecem a gengiva. No entanto, de acordo com a especialista, o edentulismo ocorre principalmente por conta de doenças infecciosas/inflamatórias. “A principal causa da perda de dentes, seja parcial ou total, está relacionada à falta de cuidados com a higiene bucal, que contribui para o desenvolvimento de doenças, como as cáries, gengivite e periodontite”, explica a profissional.
Como prevenir a perda de dentes?
Reduzir o consumo de alimentos muito açucarados, evitar o tabagismo e maus hábitos (como ranger os dentes) são pontos que ajudam a prevenir o edentulismo. No longo prazo, de acordo com a especialista, essas medidas fazem total diferença. “Algumas pessoas acreditam que, conforme a idade avança, é normal perder os dentes, mas não é. Se você cuidar bem da sua higiene e fizer o acompanhamento periódico com o dentista, é bem provável que você mantenha seus dentes por toda a vida”, destaca. Confira as principais dicas da cirurgiã-dentista para evitar quadros de edentulismo:
- Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais;
- Manter uma higiene adequada, com escovação e uso do fio dental após todas as refeições;
- Fazer o acompanhamento odontológico pelo menos duas vezes ao ano, ou de acordo com a recomendação do seu dentista, caso você tenha algum problema.
Quais as consequências do edentulismo para a saúde bucal?
De acordo com dados da plataforma Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, é possível afirmar que quase 1 em cada 5 adultos com 65 anos ou mais já perdeu todos os dentes, o que costuma afetar a nutrição, uma vez que pessoas sem dentes preferem alimentos mais fáceis de mastigar. De acordo com a dentista, o edentulismo pode prejudicar a saúde como um todo, não apenas a bucal. “Perder um dente pode trazer uma série de efeitos negativos para a saúde, tanto pela parte estética quanto funcional”, afirma. A especialista listou as consequências negativas da perda de dentes para o paciente:
- Alterações na fala;
- Perda dos dentes vizinhos;
- Desnutrição;
- Má digestão devido à má mastigação;
- Alterações na arcada dentária, que podem comprometer as estruturas faciais e causar quadros de bruxismo.