Quando pensamos em tratamento de cárie, a primeira coisa que vem à mente é o barulho do temido motorzinho. O som é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas têm medo de se consultar com um dentista e só procuram ajuda quando estão com problemas dentários em estado avançado. A boa notícia é que existem tratamentos alternativos que removem o tecido cariado sem a necessidade de usar a caneta de alta rotação, nome oficial do equipamento. São técnicas modernas que já estão sendo utilizadas em alguns consultórios. Quer saber mais sobre o assunto? Conversamos com o dentista José Magalhães Muniz Filho que nos explicou como é possível tratar cárie sem o uso do motorzinho.
Técnicas alternativas para tratamento da cárie sem motorzinho
Segundo o dentista, existem opções de tratamento da cárie que são mais silenciosas e minimamente invasivas. Uma delas é o gel enzimático, um produto capaz de remover a cárie sem a necessidade de broca. “O Gel enzimático remove o tecido cariado sem comprometer partes sadias e íntegras do dente”, explica.
O gel em questão tem como princípio ativo a papaína, uma substância extraída das folhas e frutos do mamão. Ao entrar em contato com o dente, o produto atrai o tecido com cárie até formar uma massa única. Em seguida, o dentista tira esse material com o auxílio de um instrumento semelhante a uma mini pá. Como o gel não reage com a dentina, não há riscos do produto causar danos ao dente.
Após a retirada da cárie, a restauração dental é realizada normalmente.
Uso do motorzinho continua sendo prioridade em casos de cárie profunda
Embora o gel enzimático seja uma alternativa comprovadamente eficaz para remover a cárie, seu uso varia conforme a gravidade da lesão. Em alguns casos, o motorzinho continua sendo indispensável, principalmente quando o dano é profundo e compromete a camada interna do dente. Contudo, não há motivos para temer a ferramenta. Mesmo com o barulho incômodo, o procedimento em si é simples. “O motorzinho, turbina de alta ou baixa rotação, atua com uma broca específica onde por contato giratório faz a remoção do tecido acometido por cárie ou qualquer outra questão que possa ser indicado sua remoção”,
Outro ponto a considerar é que hoje em dia as técnicas de remoção da cárie com broca são menos traumáticas e causam bem menos dor. Muitos dentistas também utilizam anestesia local para deixar o paciente mais confortável durante o processo.
Por fim, o dentista cita outros métodos de tratamento da cárie menos invasivos e sem uso da broca. “São feitos com instrumentos manuais não rotatórios ( motorzinho ) com remoção parcial da dentina atingida pela cárie e selamento da cavidade com material apropriado. Indicado para locais de difícil acesso em idade escolar”.