Conhecidos pelos dentistas como os terceiros molares e popularmente apelidados de dentes do juízo, os sisos são chamados assim por erupcionarem logo no início da fase adulta, entre os 16 e 20 anos. Na teoria, todas as pessoas teriam que nascer com quatro molares, dois superiores e dois inferiores. No entanto, a anatomia bucal tem evoluído bastante e muita gente acaba tendo apenas dois sisos ou até nenhum, em alguns casos. Mas será que é possível que essa situação se inverta e alguém nasça com o número maior de sisos? A cirurgiã-dentista Lívia Prastes explica ao Sorrisologia.
Existe a possibilidade de mais um siso aparecer?
De acordo com a profissional, existe sim a possibilidade de um quinto siso entrar em cena. Só que, dependendo da situação, esses molares se mantêm escondidos e, muitas vezes, o paciente não sabe que tem um dente a mais. “Geralmente o quinto molar não possui espaço suficiente para nascer, e acaba ficando incluso dentro do osso da maxila e mandíbula”, esclarece a cirurgiã.
Para saber se você tem esse dente extra, é simples. Vá ao dentista e realize uma check-up odontológico completo. Tente fazer esse procedimento antes do seus sisos nascerem. Assim, o profissional consegue acompanhar todo o processo através de exames de raio-X e decidir se o dente precisa ser extraído.
Nesses casos, a extração é recomendada?
Na maioria dos casos em que os sisos aparecem em número maior, a dentista diz que a extração é recomendada, mas o profissional precisa pensar em todos os riscos e benefícios desse tratamento para o paciente. “Cirurgias são procedimentos invasivos e devem ter o objetivo de tratar. Se o dente ficou anos sem ser descoberto e não está causando dor, pode ser feito apenas o acompanhamento anual”, garante.
Apesar de ser um procedimento comum nos consultórios dentários, a extração de siso ou qualquer outro dente não deve ser considerada algo normal. Mesmo sendo o caso de uma deformidade dentária, como um quinto molar, a cirurgia deve ser muito bem pensada pelo profissional.
É uma anomalia dentária?
Já vimos no Sorrisologia que anomalias dentárias são alterações que podem estar ligadas a forma, tamanho, número, posição ou função dos dentes. Portanto, a existência de um siso a mais na boca se encaixa nesse cenário. Lívia confirma que essa é uma deformidade da anatomia normal e leva o nome de dente supranumerário, que excede o número estabelecido pela odontologia. Mas fique tranquilo, porque apesar do nome parecer preocupante, existem soluções para o problema. Mantenha sempre contato com o seu dentista e resolva o que tanto te incomoda.