Ter uma dor de dente pode ser algo comum entre muitas pessoas, mas não é normal. Esse incômodo significa que alguma coisa no seu sorriso não vai bem e que precisa ser tratada o quando antes para evitar problemas maiores, como uma perda dentária. Mas, afinal de contas, o que pode causar uma dor de dente? O Sorrisologia esclareceu os principais motivos desse desconforto, revelou o melhor tratamento para cada um e indicou os principais cuidados de como evitar que aconteça novamente.
1. Dor de dente: o que é?
A dor de dente pode ter muitos significados, que pode ser desde uma simples e tratável sensibilidade até uma DTM. Mas, costumamos senti o incômodo, quando o problema se torna permanente ou atinge a polpa do dente – parte vital do elemento.
2. Quais são as causas da dor de dente?
– Cárie;
– Pulpite;
– Bruxismo;
– Dente quebrado;
– Abscesso dental;
– Sensibilidade;
– Mordida Cruzada;
– Fluorose;
– DTM.
3.Qual é o melhor tratamento para a dor de dente?
Cárie: a restauração dentária é solução para tratar a dor de dente causada pela cárie. O procedimento visa em reconstruir o dente que foi corroído pelas bactérias, limpando e fechando a lesão que, antes, estava aberta.
Pulpite: neste caso, o dentista indica um processo de capeamento pulpar indireto, quando o problema está ainda no início, ou a pulpectomia, que é a remoção de toda a polpa dentária, e o tratamento de canal.
Bruxismo: melhor tratamento é o uso da placa de bruxismo. Ela pode ser usada pela manhã, em casos do bruxismo de vigília, ou à noite, quando a disfunção ocorre durante o sono.
Dente quebrado: esse tipo de acidente causa muito dor e a melhor coisa a se fazer é procurar um dentista o quanto antes para tomar as principais medidas. O tratamento mais indicado nesse caso é a restauração dentária.
Abscesso dental: é necessário fazer uma drenagem do abscesso para dar um fim na dor! Principalmente se o abcesso for agudo, em que o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.
Sensibilidade: essa é a dor de dente mais chatinha que existe. Mas a sensibilidade pode ser tratada com o uso de um bom creme dental específico e com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte.
Mordida cruzada: o tratamento ortodôntico é a forma mais indicada para corrigir esse problema.
Fluorose: a melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico.
DTM: a dor de uma DTM pode ser tratada de muitas maneiras – entre os mais famosos métodos está o relaxamento muscular, fisioterapia, placas de mordida e anti-inflamatórios.
4. Como aliviar a dor de dente?
Está com dor de dente? Procure seu dentista imediatamente para saber qual o problema. O profissional pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com cada caso e sintoma. Caso a consulta demore um pouco para acontecer, o recomendado é fazer uma compressa com gelo no local para amenizar a dor.
5. Remédio pra dor de dente: posso me automedicar?
Existem muitos remédios caseiros para aliviar a dor de dente, como o uso de cravos, própolis, alho e o gelo. Esses métodos conseguem aliviar um pouco o problema até chegar o dia da consulta, mas não eliminam as dores e nem o problema bucal que está causando esse incômodo. Agora, a automedicação com analgésicos e anti-inflamatórios não é recomendada. Lembre-se que você pode tomar a conduta incorreta e piorar problema.
6. 5 cuidados para evitar uma dor de dente
1. Escovar os dentes todos os dias após as refeições;
2. Usar uma escova de dentes com cerdas maciais;
3. Não fazer força durante a escovação;
4. Usar a placa de bruxismo regularmente, caso tenha a disfunção;
5. Evitar morder e mastigar alimentos duros e crocantes.