(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

O que fazer quando sentir dor de dente insuportável?

O que fazer quando sentir dor de dente insuportável?

Está com uma dor de dente insuportável e não sabe como proceder? Para aliviar o incômodo o quanto antes, o ideal é recorrer a uma emergência odontológica e seguir as primeiras instruções. No entanto, para realmente resolver o problema, é necessário investigar mais a fundo, identificar a origem e, a partir daí, direcionar o tratamento mais apropriado. O Sorrisologia conversou com a dentista Sônia Groisman, que explicou quais as principais causas da dor de dente e como lidar com o sintoma da melhor maneira possível. Confira!

Dor de dente insuportável: o que fazer em um primeiro momento?

De acordo com a dentista, recorrer a um remédio para dor de dente é uma medida inicial sensata, principalmente caso o desconforto esteja muito intenso. Mas, para tomar o medicamento mais apropriado, é necessário que o paciente consulte um especialista “Caso a dor já esteja instalada, pode-se fazer uso de analgésicos ou, às vezes, de anti-inflamatórios, dependendo do caso. Mas, será necessário procurar um serviço odontológico emergencial e, depois, retornar ao seu dentista para receber não apenas o tratamento complementar para a remoção da dor, mas também orientações para que a odontalgia não volte a acontecer”, orienta.

Mesmo quando o paciente sente uma dor menos intensa e passageira, segundo a especialista, é muito importante ligar o sinal de alerta. Redobrar os cuidados com a higiene e a alimentação, por exemplo, é uma boa medida para tentar controlar o incômodo inicialmente. “Uma boa dica é fazer a prevenção da cárie dentária com escovação e uso do fio dental apropriado. Consultas odontológicas frequentes também são importantes para diagnosticar a possível presença de um processo carioso e interrompê-lo”, complementa a profissional.

O que causa dor de dente?

A especialista destaca que a dor de dente pode surgir tanto a partir de infecções (ações de microrganismos na boca) quanto de algum problema na estrutura orofacial. “As causas mais frequentes da dor de dente são: exposição da polpa dentária (nervo) quando a lesão cariosa se encontra na dentina (segunda camada do dente) e problemas na articulação temporomandibular (ATM) devido ao estresse ou a um quadro de bruxismo”, afirma.

De acordo com informações disponibilizadas pelo departamento de saúde do governo australiano, é possível destacar alguns problemas bucais que provocam dores de dente e inchaços:

  • Cárie no dente;
  • Dente quebrado ou trincado;
  • Restauração frouxa ou quebrada;
  • Inflamação pulpar;
  • Retração gengival;
  • Abscesso dentário.

Tratamento para dor de dente: dicas para aliviar o sintoma e resolver o problema

Caso o objetivo seja amenizar a sensibilidade nos dentes, a dentista explica que é possível realizar um tratamento no consultório do dentista e, ainda, conciliar os cuidados em casa com produtos de higiene bucal para dentes sensíveis. “No caso de sensibilidade dentinária, podem ser realizados procedimentos de dessensibilização da dentina exposta com (ou sem) laser e também complementar o tratamento com dentifrícios apropriados”, recomenda.

O tratamento da origem do problema em si, segundo a Dra. Groisman, dependerá do nível de avanço da lesão. “No caso de dores relacionadas a lesões cariosas que atingiram apenas o esmalte ou a dentina subsuperficial, as restaurações dentárias são suficientes. Mas, quando a extensão da lesão atinge a polpa dentária, é necessário fazer o tratamento endodôntico e a restauração da anatomia dentária através de coroas”, complementa a especialista.

 “Quando a dor ocorre por bruxismo (apertamento dentário noturno) ou briquismo (apertamento dentário diurno), é necessário primeiro avaliar quais elementos dentários encontram-se sobrecarregados. Depois, é feito um tratamento para relaxamento muscular conciliado com o uso de placa de mordida. Somente em último caso a extração é recomendada, pois o melhor é preservar o dente na cavidade bucal”, finaliza a profissional.

Veja Também
×