Dor, choro e irritação na gengiva: saiba como aliviar esses incômodos

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê é um momento muito aguardado, além de ser fofo. É uma fase de transição, mas também de incômodos no universo bucal da criança. Para não causar uma dor de cabeça para os papais e mamães, o Sorrisologia junto com a odontopediatra Simone Rocha vão ensinar técnicas simples sobre como aliviar esse momento e deixar o seu baby feliz com o surgimento do seu novo sorriso.

Sintomas locais ou sistêmicos

Segundo Simone, o bebê pode apresentar muitos sintomas que variam de locais ou, em casos mais intensos, sistêmicos. “A criança pode mostrar apenas uma vermelhidão, coceira, irritação no local do nascimento do dente, ou apresentar sintomas como irritabilidade, distúrbios gastrointestinais, febre e alterações na pele ao redor da boca”. Os sintomas locais ocorrem de forma fisiológica pela erupção dentária, já os sintomas sistêmicos ocorrem por fatores mais específicos.

Entenda melhor os sintomas sistêmicos

As causas sistêmicas vão desde a alteração de humor da criança até outros sintomas. “A irritabilidade é um fator psicológico onde leva a criança a um quadro de ansiedade, com alteração de humor”. Já os distúrbios gastrointestinais se dão pela inflamação gengival local. “A criança passa a levar mais objetos à boca, estes podendo estar contaminados e causando uma infecção gastrointestinal, manifestando diarréia e febre”.

Camomila e analgésicos indicados ajudam a amenizar os incômodos

Para aliviar todo esse desconforto existem alguns medicamentos naturais e farmacêuticos que podem dar conta dos sintomas, como a camomila, a calêndula e analgésicos. “Também temos alguns medicamentos de uso tópico, porém eles têm a indicação restrita, devendo ser avaliado pelos pais e odontopediatras, pois apresentam um risco grande de desenvolvimento de hipersensibilidade por conter anestésicos locais”, atenta a profissional.

Mordedor e alimentos bem geladinhos são indicados para acalmar as dores

Apesar do uso da chupeta ser indicado nesta fase, existem outras formas mais saudáveis de aliviar os incômodos dos primeiros dentinhos. “Indicamos o uso de mordedores resfriados, a oferta de alimentos e bebidas frios ou gelados, pois o frio promove melhor a sensação de alívio por ajudar a diminuir os sintomas locais da inflamação”.

Massagem e banhos mornos ajudam a relaxar

“A mãe deve manter um ritual para que seu bebê durma bem, dando um banho morno próximo a hora de ir para o berço e realizando uma massagem relaxante, pois é uma forma maravilhosa de fazer o bebê se sentir seguro, o que o deixa calmo”, indica.

A higiene bucal precisa mudar

Quando o sorriso muda a higiene também precisa mudar. E neste caso precisa ser redobrada utilizando novas ferramentas, proporcionando uma limpeza melhor para o sorriso do seu pequeno. As escovas infantis possuem cerdas extra-macias e cabo antideslizante especialmente pra ajudar no momento da escovação. Outra coisa bacana é que os itens de higiene para a criançada possuem estampas desenhadas e divertidas, tudo para tornar esse momento mais feliz para seu filho.