(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?

Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?

Gengivite, periodontite, cárie… Essas doenças bucais são um verdadeiro perigo para nossa saúde bucal. Além de causarem inflamação, desgaste do esmalte dentário e até mesmo a possível perda dos dentes, elas também podem agravar ou até mesmo interferir no tratamento de complicações que afetam o organismo, como é o caso do Coronavírus. O Sorrisologia bateu um papo com a dentista e especialista em Odontologia Hospitalar Rhianna Barreto que esclareceu a seguinte dúvida: “Doenças bucais como a gengivite interferem no tratamento da Covid?” Veja se é mito ou verdade!

Doenças bucais, como a gengivite, interferem no tratamento da Covid? 

Na verdade, doenças bucais, como a gengivite, não só podem afetar o tratamento do Coronavírus, como também são consideradas sintomas da doença do século. A dentista explica melhor essa situação: “Os estudos de Abril/2020 mostram que existem lesões ulceradas, eritema multiforme, gengivite descamativa e úlceras, como manifestação do COVID-19. Além disso, pacientes com doenças orais prévias, incluindo a gengivite podem piorar ou se tornar graves em pacientes imunossuprimidos”, revelou.

No caso de pacientes que contraíram o novo Coronavírus e que necessitam de intubação ou ventilação mecânica, alguns quadros de doenças bucais podem acabar piorando a sua condição sistêmica, devido à não ingestão de alimentos adequadamente e ao risco de infeção pulmonar.

Quem tem COVID pode ir ao dentista tratar essas doenças bucais?

Não pode e Rhianna explica porquê: “Pacientes com diagnóstico da COVID-19 devem realizar isolamento e tratamento da sintomatologia quando necessário. A cavidade oral e as vias aéreas são os maiores transmissores do vírus, portanto o contato com essas áreas deve ser evitado (por isso o uso de máscaras). Ë um risco para o dentista e demais pacientes contraírem a doença”, alertou. O tratamento só pode ser realizado após o período de isolamento, tomando todas as medidas de higienização e uso de equipamento de proteção corretamente.

Gengivite, periodontite: a importância do tratamento precoce das doenças bucais

A especialista garante que o melhor tratamento é a prevenção da gengivite e outras doenças bucais. “Através de visitas periódicas ao dentista e controle da saúde bucal. Caso já esteja presente, é importante tratar para evitar infecções graves na cavidade oral e o espalhamento para vias aéreas”. Isso evita comprometimento pulmonar e/ou piora do quadro caso o paciente contraia o COVID-19.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:37448

Veja Também
×