A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente. Logo no nascimento dos primeiros dentes de leite, esse ritual deve ser feito com escova de dentes, creme dental apropriado para a idade da criança e, mais tarde, o uso do fio dental para prevenir o acúmulo da placa bacteriana e a formação de doenças bucais, como a cárie. Mas e quando o pequena ainda tem um sorriso banguela, a boca da deve ser higienizada após a amamentação para evitar a proliferação de bactérias? A odontopediatra Aline Giampietro, esclarece se esse cuidado realmente deve ser feito na gengiva do bebê.
Quando o bebê ainda não tem dentes ele corre o risco de ter alguma doença bucal?
Sim. Quando o bebê não tem nenhum dente, ele está vulnerável a desenvolver doenças bucais, e entre elas está a candidíase oral, mais conhecida como “sapinho”. “Por esse e outros motivos adultos ou crianças não devem beijar a boca do bebê e os objetos não podem ser trocados ou usados por outra criança. Tudo deve ser individualizado e devidamente higienizado”, alertou a especialista.
Outro cuidado importante é que a mãe deve ter atenção redobrada quanto a higiene do seio após cada mamada. “Também não se deve falar muito próximo ao rosto do bebê, gotículas de saliva de quem fala pode causar demais infecções ao atingir a boca da criança”, ressaltou.
Devo limpar a boca da criança após a amamentação?
A dentista Aline explica que boca do bebê que ainda não tem dentes apresenta anticorpos chamados imunoglobulina. “Eles estão presentes em toda mucosa (bochechas), gengiva e na língua da criança, que age como um escudo para prevenir a proliferação de doenças no ambiente bucal e, ao passar gaze, fralda ou lenço na boca do bebê, se perde toda essa proteção tão importante”, revelou.
Sendo assim, a recomendação da Academia Brasileira de Odontopediatra e a Associação Americana de Odontopediatra é que a higienização comece a ser feita após o nascimento do primeiro dente de leite do bebê. “O ritual deve ser realizado com escova de dentes apropriada para a idade da criança e uso racional de creme dental fluoretado. Vale a ressalva de que crianças não devem usar cremes dentais de adulto”, recomendou a odontopediatra.
Os benefícios da higiene bucal após o nascimento do primeiro dente de leite
Para os bebês que já apresentam um ou mais dentes, devem receber a devida orientação do odontopediatra de como escovar e passar fio dental. “O creme dental deve ser sempre infantil com flúor em concentração adequada. Dedeiras, gases, fraldas, algodão… nada disso remove a placa bacteriana dos dente”, esclareceu. Os benefícios dessa higiene são vários, mas principalmente previne a formação de doenças bucais, como a cárie, gengivite, erosão dentária e o mau hálito infantil.
Drª Aline Giampietro
Especialista em Odontopediatria
Especialista em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Pós-Graduanda em Ortodontia e ortopedia facial.
CRO: 83.818 / SP