(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Como ajudar seu filho a tirar o primeiro dente de leite mole

Como ajudar seu filho a tirar o primeiro dente de leite mole

A vida passa muito rápido. Quando você menos espera os seus filhos já estão grandinhos, dando os seus primeiros passos e começando a falar as primeiras palavrinhas. Pois é, as crianças crescem depressa e logo surgem as mudanças no corpo. Uma delas é a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Esse processo de transição é muito importante na vida dos seus pequenos. É essencial que os pais saibam como lidar e participem desta transformação junto com o filho. Por isso, a dentista Andréia Dahdal trouxe algumas dicas para esse momento de queda e troca da dentição do pequeno. 

Qual idade começa a troca de dentes?

O primeiro dentinho a cair vai ser por volta dos 6 anos, mas pode variar de uma criança para outra. Geralmente, os primeiros a cair são os incisivos inferiores. “A fase de troca dos dentinhos de leite é um momento muito especial na vida dos pequenos. É uma transição a ser acompanhada de perto pelos pais, que devem estar preparados para administrar a confusão de sensações despertadas nas crianças”, ressalta a profissional. A troca de todos os dentes de leite pelos permanentes vai acontecendo naturalmente até os 12 anos, aproximadamente. Quando você perceber o primeiro dente mole, não é preciso ir correndo para o consultório. Em muitos casos, é possível que a remoção seja feita de forma caseira, basta você manter e calma e saber transmitir essa segurança para seu filho. Algumas crianças mais curiosas ao perceberem o dente mole podem querer brincar de ficar mexendo. Por um lado pode até ser bom porque causa o estímulo, mas é preciso orientar para que ela não acabe puxando com força e cause algum ferimento em si mesma. 

Quanto tempo leva para cair?

Não dá para dizer com exatidão o momento que vai acontecer. “Deixar o dente cair naturalmente é o mais indicado na maioria das vezes”, comenta a especialista. Geralmente, é um processo que ocorre sozinho. Não só os pais como a própria criança devem estar tranquilos sobre isso. “Procure encarar o momento com serenidade, aproveitando a magia dessa fase para estimular a fantasia da criança e o lado lúdico da troca dos dentinhos”, destaca. Mas, caso o dente mole esteja atrapalhando a criança para falar ou mastigar, por exemplo, vale uma visita ao odontopediatra para saber a necessidade de uma extração. E mesmo que seja feita de forma caseira, por meio de uma gaze, por exemplo, o processo precisa ser seguro e sob orientação médica. Afinal, é necessário esperar um tempo certo até que o outro erupcione e, assim, poder tirar o dente que está mole.

Preciso levar a criança ao dentista?

Se não há nenhuma alteração na arcada dentária ou queixas da criança, não há necessidade e o dente vai cair na hora certa. “Se a criança já tiver uma rotina de consultas periódicas no dentista, e não havendo nenhum tipo de desconforto por conta do dente mole, não há motivos para se preocupar”, orienta ela. Caso contrário, faça uma visita ao profissional. Após o dente cair, continue praticando todos os dias a boa higiene bucal no seu filho, tomando o cuidado de também manter limpo o espaço vazio onde havia o dentinho que caiu. Lembre-se sempre de usar escovas com cerdas macias para a criançada. Agora, seu mais novo banguelinha se prepara para ganhar um novo dente mais forte e saudável.
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Dahdal – Cirurgiã-dentista, Odontopediatria e Especialista em Estética
São Paulo – SP
CRO-SP 65.996

Veja Também
×