Os dentes podres são um verdadeiro incômodo. Além das várias consequências desconfortáveis para a saúde bucal como o mau hálito e dores, há o impacto na aparência do sorriso. É por conta desses incômodos que muitas pessoas procuram por tratamentos que sejam capazes de reverter o problema. Mas afinal, é possível salvar dentes podres? Explicamos tudo que você precisa saber sobre esse problema bucal. Confira!
É possível salvar dentes podres com restauração
Sim, é possível salvar dentes podres. Isso porque o que a maioria das pessoas conhece como “dente podre” nada mais é do que um dente altamente acometido por cáries em estágio avançado, que deixam a aparência escurecida ou amarelada e superfície deteriorada. Na maioria dos casos é possível tratar as cáries com tratamentos de canal e restauração com resina ou porcelana, por exemplo.
No entanto, é necessária uma avaliação prévia pelo dentista. Pode ser que o profissional solicite uma radiografia dentária para analisar a profundidade da lesão causada pelas cáries e então decidir qual a melhor forma de tratamento.
Em alguns casos, a extração do dente é indicada
A radiografia dentária e a avaliação do dentista podem revelar que alguns dentes estão muito acometidos pelas cáries e não é possível restaurá-los. Em casos como esses, a saída costuma ser a extração dos dentes podres para cessar a dor e outros possíveis problemas que eles estejam causando.
Para reabilitar o sorriso, a odontologia oferece diferentes soluções. Os implantes e as próteses fixas e removíveis são as mais conhecidas. Um estudo publicado na revista científica Scire Salutis sugere que o uso combinado de diferentes tratamentos pode ser altamente benéfico para a reabilitação oral de forma estética e funcional em pacientes com dentes podres.
Ou seja, é possível combinar diferentes soluções, desde restauração até a extração seguida do uso de próteses para recuperar tanto a parte estética quanto a parte funcional dos dentes.
Dentes podres: como evitar e quando começar a tratar
Quando o assunto é prevenir os dentes podres, não tem segredo: a principal recomendação é manter uma boa higiene bucal com escovação correta, uso de fio dental e enxaguante bucal diariamente. Visitas anuais ao dentista também são recomendadas.
A alimentação também tem grande papel na saúde bucal. Os alimentos e bebidas ricos em açúcar são os principais vilões dos dentes e conhecidos por facilitar o surgimento de cáries.
Já tenho dentes cariados, o que fazer? Se você olha o seu sorriso no espelho e já percebe a existência de algumas cáries, procure o seu dentista imediatamente. Quanto antes as cáries começarem a ser tratadas, menores as chances de o problema aumentar e evoluir para um quadro irreversível onde a extração será necessária.