Dentes de ouro e diamante: entenda porque você não deve usar

Os dentes de ouro e diamante, que foram tendência entre a década de 80 e os anos 2000, estão de volta! Especialmente entre a celebridades, os “grillz” – acessório da cultura do hip hop -, certamente causam bastante controvérsia. No entanto, entre os dentistas, esses dentes falsos em ouro e pedras preciosas não são vistos com bons olhos. Saiba mais sobre o por quê!

O que são, de fato, os dentes de ouro e diamante?

Símbolo de ’empoderamento’ na cultura de rua, vale mencionar que existem dois tipos desses acessórios: os que são fixos, e os móveis, que são os mais utilizados. As opções de modelos e materiais utilizados são diversos, já que podem ser personalizados e feitos de acordo com os dentes de cada um. Como materiais mais utilizados, pode-se citar os metais prateados e dourados. Além disso, joias em ouro branco, amarelo, prata e até mesmo com rubis podem ser confeccionadas. No entanto, a ideia de enfeitar o sorriso com coroas de ouro nos dentes pode não ser tão boa, principalmente se o procedimento não for realizado de forma adequada. Isso porque, se mal colocadas, podem causar sérios problemas gengivais que podem levar até mesmo, à perda dos elementos dentários. Embora existam todos esses malefícios, esses tipos de dente continuam sendo comercializados sem responsabilidade e prescrição alguma. Por isso, atente-se!

Se for realmente usá-los, escolha a versão móvel

Apesar de não ser recomendado, caso você queira muito um desses acessórios personalizados, opte pelo removível. Isso porque, mesmo que você queira utilizá-lo só de vez em quando, ainda precisará se atentar a alguns cuidados, como não comer nenhum alimento com o molde em sua boca e, principalmente, não deixá-lo durante muito tempo nos dentes, visto que pode acabar movimentando alguns dos seus elementos dentários, provocando assim, problemas na cavidade bucal. Além disso, vale ressaltar que a boca é um órgão extremamente sensível a corpos estranhos, e por isso, próteses, piercings e outros acessórios podem se tornar potenciais causadores de complicações graves, como infecções, lesões crônicas e câncer de lábio e língua. Dessa forma, o uso de quaisquer desses objetos deve ser avaliado com cuidado e sempre acompanhado de um profissional especializado.