Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais

Lidar com um dente podre é uma das principais reclamações entre os pacientes. Além de prejudicar a estética do seu sorriso, o quadro pode resultar em uma série de sintomas que podem oferecer riscos à sua saúde bucal, como a dor de dente e sensibilidade. Mas será que a presença de um dente podre também pode causar mau hálito? Para esclarecer essa dúvida e dar adeus ao cheiro ruim, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a relação entre essas duas doenças bucais e como evitá-las.

Dente podre: entenda as principais características do quadro

Antes de entender a relação entre o dente podre e a halitose, é importante traçar todo o caminho até o momento em que surgem esses problemas bucais. Nesse caso, o ponto de partida é o que chamamos popularmente de dente podre. Comum em adultos e crianças, ele se trata de um elemento dentário que não pode mais ser tratado devido a cáries extensas e grandes perdas ósseas ou do esmalte dentário.

Quando presente na cavidade bucal, o dente podre pode causar uma série de incômodos e perigos ao seu sorriso, como tártaro e dor de dente, que são resultados de uma higiene bucal inadequada. A aparência amarelada e o desgaste dentário também são sinais característicos do quadro. Por isso, é tão importante manter as visitas ao consultório odontológico e fazer uso de todas as ferramentas de higiene, como a escova de dentes e o fio dental.

Dente podre pode causar mau hálito?

O dente podre nada mais é do que um elemento extensamente cariado e, justamente por isso, ele pode causar mau hálito. Acontece que, a cárie dentária é um processo gerado pela ação de bactérias presentes na cavidade bucal, que se alimentam de resíduos e restos de alimentos deixados nela e os transformam em ácidos. Com isso, o processo de fermentação resulta na halitose. Por esse motivo, é importante ter em mente que, quando não tratada adequadamente, a cárie pode evoluir para a periodontite, que resulta em uma halitose severa e danos irreversíveis, como o dente podre.

É possível tratar o dente podre e evitar a halitose?

Sim, é possível recuperar um dente podre e evitar o mau hálito e outros sintomas do quadro. No entanto, tudo isso vai depender do diagnóstico do profissional de odontologista e do estágio dos danos causados no elemento. Por isso, é importante avaliar o caso com um dentista de confiança e, assim, definir se existe a possibilidade da recuperação do dente podre através de tratamento de canal, incluindo o uso de pinos intra-radiculares e coroas.

Ainda assim, vale ressaltar que o melhor remédio sempre é a prevenção. Manter uma rotina de escovação, por exemplo, é um dos cuidados necessários para prevenir esse problema bucal. Nesse caso, o uso de alguns produtos de higiene bucal, como fio dental e enxaguante bucal, são fundamentais. Além disso, as visitas regulares ao dentista podem garantir a sua saúde bucal e prevenir o desenvolvimento de um dente podre e outros problemas.