(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Dente podre pode causar dor de cabeça? Entenda!

Dente podre pode causar dor de cabeça? Entenda!

Você já deve ter ouvido que um dente podre pode trazer uma série de consequências para o seu sorriso, certo? O que poucos sabem é que o quadro também pode afetar a saúde geral de diversas maneiras. A prova disso é que a presença de um dente podre acaba resultando em uma dor de cabeça. Sim, isso mesmo! Aquela enxaqueca que não passa de jeito nenhum pode, sim, estar ligada a esse problema bucal. Para entender melhor sobre o assunto, o time de Sorrisologia entrevistou a dentista Rhianna Barreto para entender como essas condições estão relacionadas.

O que é um dente podre?

Antes de descobrir como a dor de cabeça pode estar ligada à presença de um dente podre, é importante entender como esse quadro se forma. Por isso, a profissional adianta: “o dente podre é um dente que possui cárie e pode estar em processo de necrose ou totalmente necrosado. Sendo assim, ele costuma ser considerado um dente “estragado” e sem vitalidade”, esclareceu.

Por ser causado pela ausência de uma boa higiene bucal, o quadro costuma acometer crianças e adolescentes, além de causar uma série de incômodos. “Pode ocorrer dor intensa, halitose, edema, infecção, saída de pus, dor de ouvido e na face. Quanto mais “podre” o dente estiver, maiores são os ricos do paciente apresentar esses sintomas”, afirma.

Dor de cabeça é um sintoma comum de dente podre

Segundo a dentista, a dor de cabeça é um sintoma que pode ser consequência da presença de um dente podre. “Dores de origem dentária podem irradiar para várias áreas da cabeça devido aos diversos nervos que atuam na região e na face, causando cefaleia secundária (dor de cabeça que tem outra causa), dor de ouvido e dor generalizada no rosto”, conta Drª Rhianna. Por esse motivo, ao notar qualquer probleminha na cavidade oral, o mais recomendado é consultar um dentista o quanto antes para avaliar o quadro e, assim, manter a sua saúde bucal em dia.

Os tratamentos mais indicados para dente podre

Assim como outros problemas bucais, o surgimento de um dente podre também requer alguns tratamentos. Nesse caso, Rhianna adianta: “Após examinar o elemento e fazer exames de imagem, o profissional pode indicar a extração do dente ou o tratamento endodôntico”. No entanto, é importante lembrar que a opção de terapia só deve ser escolhida após uma avaliação adequada. “Em alguns casos, o dente pode estar muito danificado, o que impossibilita o tratamento de canal”, ressalta a profissional.

5 cuidados para evitar o surgimento de um dente podre

1) Faça uma boa higiene bucal após todas as refeições, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal;

2) Mantenha visitas regulares ao dentista cada três meses para realizar a profilaxia dentária;

3) Invista em uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada é sinônimo de prevenção para uma série de doenças bucais, como a cárie – que é o estágio inicial de um dente podre. Para isso, vale optar em alimentos ricos em cálcio e fósforo que ajudam a fortalecer os dentes;

4) Evite fumar;

5) Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 37448

Veja Também
×