(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Dente encavalado: o que causa e como tratar?

Dente encavalado: o que causa e como tratar?

Quando há uma desordem no alinhamento da arcada dentária, o processo de crescimento dos dentes fica prejudicado, originando um problema chamado apinhamento. Os dentes encavalados ocorrem por conta desse desalinhamento e, em alguns casos, podem acabar prejudicando a saúde bucal. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Isaias Carneiro, que falou mais sobre as causas e como deve ser feito o tratamento do apinhamento dental.

Dentes encavalados resultam da falta de espaço na arcada dentária

De acordo com o cirurgião-dentista Isaias Carneiro, a ocorrência dos dentes apinhados se dá por conta de fatores genéticos e nem sempre representa um risco grande para a saúde bucal. “Conhecidos também como apinhamento dentário, os dentes encavalados resultam da falta de espaço na arcada durante o processo de erupção (crescimento) dos dentes. Isso acontece porque, muitas vezes, os pacientes podem ter dentes grandes para uma arcada pequena, o que acaba ocasionando essa desordem”, explica o profissional.  

Apinhamento dental pode dificultar a higienização bucal

O especialista explica, ainda, que os dentes encavalados, muitas vezes, não precisam ser tratados com urgência e não geram nenhum tipo de incômodo no paciente. No entanto, dependendo do nível de apinhamento, é possível que a limpeza dos dentes fique comprometida, o que pode desencadear alguns problemas bucais. “Por mais que seja algo comum, eles podem apresentar alguns riscos à saúde do paciente, como a dificuldade de higienização adequada, o que pode aumentar o risco de surgimento de placas bacterianas, tártaro, gengivite e periodontite (conhecida como a doença dos dentes moles). Além disso, a mordida também é afetada, pois o posicionamento dos dentes está incorreto”, destaca. 

É importante destacar que o apinhamento dental é um tipo de má oclusão bastante recorrente e, para corrigi-lo, é muito importante que haja o acompanhamento com um profissional especializado. Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais analisou a saúde bucal de 1.612 adolescentes de escolas públicas e privadas. Os resultados apontaram que o apinhamento dentário foi o tipo de má oclusão mais prevalente, diagnosticado em 51,9% dos jovens. 

Como tratar dentes apinhados da forma correta

Para tratar o apinhamento dental, de acordo com o cirurgião-dentista, é muito importante procurar um profissional especializado na área. “Para esses casos, o mais indicado é o acompanhamento com um ortodontista, que é o cirurgião-dentista especializado nesse tipo de tratamento, que consiste no alinhamento dos dentes com aparelho ortodôntico a fim de se obter uma oclusão (mordida) perfeita e evitar problemas futuros”, orienta. Embora seja difícil prever o tempo de tratamento, é comum que o paciente precise usar aparelho por mais de um ano para consertar a mordida e alinhar bem os dentes.

É importante usar fio dental e higienizar os dentes para evitar problemas bucais

Para quem tem apinhamento dental, ter uma boa rotina de higiene bucal é ainda mais importante para prevenir cáries e doenças periodontais. De acordo com o especialista, alguns hábitos fazem total diferença nesse caso. “É importante o uso de fio dental antes da escovação dos dentes e limpeza da língua em seguida. Mantendo cuidados básicos como esses, com certeza você irá diminuir os riscos de desenvolver problemas graves”, finaliza o dentista. 

Veja Também
×