Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é importante avaliar uma série de fatores, sabia? A presença dos dentes sisos (terceiros molares), por exemplo, pode influenciar a movimentação dos demais dentes. Por isso, talvez seja necessário removê-los antes de instalar o aparelho, principalmente quando eles ocasionam uma falta de espaço nas arcadas.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou mais sobre a extração dos sisos, o processo de recuperação e o melhor momento para iniciar o tratamento ortodôntico, buscando o máximo de eficiência. Confira!
Preciso extrair os dentes sisos antes de colocar aparelho?
De acordo com a especialista, a extração dos sisos ajuda a liberar espaço nas arcadas, mesmo em casos de pacientes que não precisam usar aparelho. “É recomendado extrair os sisos antes de instalar o aparelho ortodôntico, pois eles podem dificultar a movimentação dos outros dentes, fazendo com que o processo de alinhamento não seja eficiente e dure muito mais tempo, além de causar problemas na mordida”, explica a profissional.
Um estudo publicado na Dental Press Journal of Orthodontics destaca outros fatores que devem ser considerados para a remoção dos terceiros molares: o risco de impacção (choques), de cáries, pericoronarite (infecção geralmente causada por falta de higiene), problemas periodontais na face distal dos segundos molares, cistos odontogênicos (lesões que atingem os dentes) e apinhamento dental. A extração dos sisos pode ser recomendada por cirurgiões-dentistas para prevenir todos esses problemas e preservar a saúde bucal.
Quanto tempo esperar para colocar o aparelho dental?
Para que corra tudo bem durante o tratamento ortodôntico, de acordo com a dentista, é imprescindível garantir que o paciente já esteja 100% após a cirurgia dos sisos – que, dependendo do caso, pode gerar sangramentos, infecções e pequenas complicações. “O aparelho deve ser instalado após o paciente se recuperar completamente da extração do dente. Esse processo pode levar de 7 a 15 dias”, afirma a especialista. Antes de colocar o aparelho, ainda assim, o ortodontista faz uma análise clínica e solicita exames que auxiliam no planejamento.
Dente siso nascendo pode comprometer o resultado do tratamento ortodôntico
O nascimento dos sisos pode comprometer não apenas o alinhamento dos outros dentes, como gerar doenças gengivais, cistos e problemas infecciosos maiores. De acordo com a dentista, para evitar esses problemas e garantir que o tratamento ortodôntico não seja afetado, a extração acaba sendo imprescindível.
“Se o paciente não faz a remoção dos sisos, quando o aparelho for removido, há grandes chances de o siso empurrar os dentes, desalinhando-os e alterando também o encaixe da mordida. Nesses casos, o paciente pode ter que passar novamente pelo tratamento para alinhar o sorriso”, destaca.
Em alguns casos, a extração dos sisos pode ser feita durante ou após o tratamento ortodôntico
Dependendo do caso, é possível que a extração dos sisos seja feita durante ou após o uso do aparelho, mas isso requer um acompanhamento mais detalhado. Ainda de acordo com o estudo publicado na Dental Press Journal of Orthodontics, é possível que a decisão de extrair (ou não) os sisos seja adiada até o final do tratamento ortodôntico. Durante esse processo, inclusive, o acompanhamento da posição dos terceiros molares – que deve ser feito em todas as consultas de revisão – contribui para uma decisão terapêutica mais realista.
De acordo com a especialista, no entanto, quando a remoção dos sisos é feita durante o uso do aparelho, o tratamento costuma atrasar. “Alguns pacientes ainda não têm os dentes sisos formados quando iniciam o seu tratamento. Por isso, precisarão fazer a remoção posteriormente, quando houver a necessidade. O processo de extração é sempre o mesmo. Porém, o tratamento pode atrasar um pouco, pois durante a recuperação não é recomendável fazer a manutenção do aparelho”, finaliza a profissional.