Dentre as doenças mais comuns – e graves – que podem atingir a sua saúde bucal, a periodontite é uma das mais conhecidas. O quadro, que é caracterizado como um avanço da gengivite, é resultado da falta de cuidados bucais ao longo da vida. Grande responsável pela perda dentária, a periodontite pode causar outros incômodos como mau hálito, sangramento da boca e escurecimento da gengiva. Justamente por isso, a doença requer um acompanhamento odontológico e deve ser tratada o quanto antes. Mas você sabe como funciona o tratamento da periodontite? Para esclarecer essa dúvida, confira o passo a passo que o Sorrisologia preparou para você junto da profissional Rita Ventura.
Antes de tudo, entenda o que é a periodontite e seus sintomas
A periodontite nada mais é do que o avanço da gengivite, ou seja, ela é causado pela inflamação bacteriana no periodonto, que são os tecidos de suporte dos dentes. Entre os seus principais sintomas, estão gengiva inchada e vermelha, sangramento gengival, mau hálito intenso e dores na região. De acordo com a dentista Rita Ventura, o quadro é resultado da má higiene oral e, justamente por esse motivo, pode ser prevenida. “Essa inflamação é comum, porém bastante evitável. O paciente que mantém uma boa higiene bucal e visitas regulares ao seu dentista têm grandes chances de evitar o quadro”, afirma. Nesse sentido, a especialista alerta sobre a influência que a patologia pode ter na saúde geral do paciente. “Além de levar à perda dentária, a periodontite também é um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares”, revela. Então, já sabe, né? Nada de fugir do consultório odontológico e deixar de lado a sua saúde bucal.
Como é feito o tratamento para periodontite?
Segundo a profissional, o tratamento para periodontite é mais simples do que se imagina. “O procedimento é feito por meio da melhoria da higiene dental, incluindo a limpeza profissional das bolsas ao redor dos dentes para evitar danos aos ossos. Existem também tratamentos como raspagem supragengival e subgengival e, em alguns casos específicos, pode ser necessário cirurgias para remover o tártaro e placa bacteriana”, completa. Além disso, o uso de medicamentos também pode ser recomendado para tratar a periodontite. Nesse caso, alguns antibióticos, como amoxicilina e minociclina, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o bochecho com clorexidina são métodos que podem colaborar para o tratamento da periodontite.
Veja os cuidados necessários após o tratamento da periodontite
Realizar o tratamento da periodontite não é sinônimo de relaxar com os cuidados, ok? Assim como acontece com outras doenças bucais, o quadro pode voltar a se desenvolver e, por isso, é importante que os cuidados com a higiene oral sejam frequentes e diários. Por isso, a dentista Rita Ventura separou algumas dicas fundamentais para prevenir que a doença volte a afetar o seu sorriso.
• Mantenha uma rotina de escovação diária, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal;
• Opte por uma escova elétrica para garantir uma remoção mais eficaz e prática da placa bacteriana;
• Faça uma limpeza profissional, pelo menos, a cada seis meses.
• Invista em uma alimentação rica em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e, assim, prevenir a doença bucal;
• Evite fumar;
Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601