(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Curativo no dente: o que é? É a mesma coisa que restauração? Quanto tempo dura?

Curativo no dente: o que é? É a mesma coisa que restauração? Quanto tempo dura?

Quando nos machucamos, a primeira coisa que precisamos fazer para tratar a ferida é um curativo. Ele ajuda  melhorar a cicatrização e prevenir a contaminação de bactérias que podem causar uma infecção. Além da pele, você sabia que os curativos também podem ser usados nos dentes? Você sabe qual é a função deles? É a mesma coisa que uma restauração? O Sorrisologia conversou com o dentista Basílio 

O que é um curativo dentário?

O curativo dentário é um selante à base de óxido de zinco e eugenol. De acordo com Basílio, muitas vezes o dentista precisa aplicar o curativo devido ao tipo de tratamento que ele pretende realizar. Em alguns casos, o profissional não consegue o procedimento na mesma consulta, neste caso, a técnica é feita antes de realizar uma restauração. “Para o dente não ficar aberto e exposto a bactérias e outras sujeiras, o profissional acaba colocando um curativo”, esclareceu.

O curativo é a mesma coisa que uma restauração dentária?

O dentista revela que não é a mesma coisa. “O curativo ajuda no início do tratamento de uma cárie, já a restauração seria a próxima etapa desse procedimento. Em geral, os curativos só podem ser usados por um determinado tempo. Por isso, o paciente precisa ter muito cuidado ao mastigar certos tipos de alimentos para evitar sua quebra”. No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias. 

Em quais casos o curativo deve ser usado?

– Intervalo de procedimentos dentários: quando o profissional realiza uma restauração ou um tratamento de canal muito complexo que não dá tempo de terminar em uma só consulta. 

– Quando sua restauração dentária cai: nesse caso, o dentista pode precisar fazer uma análise mais detalhada da situação para descobrir o motivo da queda do elemento.

Cuidados que devemos ter com um curativo dentário

– Evite mastigar com o lado em que o dente recebeu o curativo. Esse cuidado vale principalmente para o primeiro dia já que o material ainda não está 100% fixado e corre o risco de quebrar;

– Mantenha uma higiene bucal bem caprichada após às refeições, sem se esquecer do fio dental;

– Em hipótese alguma remova o curativo. Isso pode piorar a situação do dente lesionado, causando algum tipo de infecção.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Basílio Pires de Figueiredo Filho – Especialista em prótese e endodontia
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 5859

Veja Também
×