Se você passou pela perda de um ou mais dentes, certamente deve saber que o implante dentário é uma das melhores opções de tratamento para devolver a estética do seu sorriso. Feito sob medida e de diferentes tipos de materiais, ele é uma forma artificial de substituição dos dentes naturais, garantindo as suas principais funções. Justamente por isso, é importante ter em mente que o implante dentário também requer alguns cuidados específicos durante e após a cirurgia. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma matéria bem completa para você entender tudo sobre o assunto, com o auxílio de diversos especialistas. Confira!
1. Antes de tudo, entenda como funciona o implante dentário
Que o implante dentário é capaz de devolver o sorriso daqueles que perderam um ou mais dentes não é novidade. Mas será que você sabe como esse tratamento funciona? De acordo com o cirurgião-dentista Rodrigo Araújo, o implante dentário é uma espécie de raiz artificial de metal instalada dentro do osso que funciona como suporte para restaurações. Feitas de titânio, essa estrutura é responsável por trazer de volta a função mastigatória do paciente. “Os implantes servem para reabilitação de áreas onde se encontram ausentes elementos dentários, seja por sua perda ou agenesia (ausência congênita do elemento dentário permanente)”, explica o especialista em implantodontia Paulo Moreira.
2. Cuidados necessários com o implante dentário
Assim como qualquer outro tratamento odontológico, o implante dentário também exige alguns cuidados simples e diários para garantir a sua durabilidade. Pensando em te ajudar a evitar danos e prejuízos ao seu novo sorriso, nós reunimos algumas dicas abaixo:
2.1. A profilaxia dentária é fundamental no pré-operatório
Pode até parecer óbvio, mas se você pretende fazer um implante dentário deve ter em mente que os cuidados com a higiene bucal são obrigatórios. Sendo assim, antes de realizar a cirurgia, o ideal é optar por uma consulta com o seu dentista de confiança para fazer a limpeza dos dentes. “A profilaxia ajuda a evitar que qualquer bactéria da boca entre na corrente sanguínea e atinja o coração durante ou após o procedimento”, alerta o dentista Alexandre César. Além disso, no dia do procedimento, vale lembrar que os bochechos com produtos do tipo clorexidina podem ajudar a diminuir a concentração de bactérias presentes na boca. No entanto, o especialista destaca: “Após, não se deve fazer bochechos para não remover o coágulo, que é o grande responsável pela cicatrização”, afirma Alexandre.
2.2. A escova interdental e o fio dental garantem uma higiene bucal eficaz
Quando o assunto é higiene bucal, existem algumas ferramentas que podem garantir uma limpeza mais profunda e eficaz. No caso dos pacientes com implante dentário, a escova interdental é a principal dentre elas. Capaz de remover todo o acúmulo de sujeira no espacinho entre os dentes, ela serve para complementar a limpeza já feita pela escova comum e, assim, evitar o surgimento de tártaro e manter o sorriso implantado saudável por mais tempo.
Além da escova interdental, o fio dental é outro acessório que deve ser incluído na sua rotina de escovação. Nesse caso, o modelo super floss é o mais indicado para quem tem aparelho ortodôntico, pontes, coroas e, principalmente, implantes dentários. Com ele, é possível remover a placa bacteriana de um jeito muito mais fácil, sem precisar machucar a sua gengiva.
2.3 O implante dentário exige algumas mudanças na alimentação
Além dos cuidados com a higiene bucal, é preciso ter em mente que o implante dentário também requer algumas mudanças na sua alimentação. Isso porque, durante as primeiras 48 horas, o consumo de alimentos mais duros pode machucar a região implantada e prejudicar o processo de cicatrização. Por isso, o dentista Paulo Moreira indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos, como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Lembre-se: durante esse período todo o cuidado é pouco para garantir um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”, afirma.
2.4. Não se esqueça das visitas de manutenção do implante dentário
Engana-se quem pensa que após a colocação do implante dentário não é mais necessário ir ao dentista. Manter o acompanhamento com o profissional responsável pelo tratamento é fundamental para que o dente implantado permaneça saudável e funcional. Além disso, as consultas de rotina também são importantes para se certificar de que sua saúde bucal esteja em dia e realizar alguns procedimentos básicos, como a profilaxia dentária.