Saiba a diferença entre os tipos de cerdas das escovas de dentes

A gente aprende desde bem novinhos que escovação é a melhor forma de higiene para os nossos dentes e gengivas. Escolher uma escova bonita e colorida nem sempre quer dizer que é o modelo ideal para você. Há algo que você deve levar em conta primeiro: as cerdas. E existem diferentes tipos que, de fato, às vezes, até nos confunde na hora de comprar. Qual é a melhor afinal? O Sorrisologia te conta agora as diferenças das cerdas mácia, médias e duras e ainda te dá dicas de outras com funções bem específicas.

Macias e Extra-macias

Essas são as queridinhas dos dentistas. Além de serem macias e suaves, as cerdas possuem a função de limpar os dentes removendo a placa bacteriana e os resíduos de alimentos com mais eficiência e sem agredir as gengivas. Elas são indicadas tanto para a criançada com dentes de leite quanto os que possuem dentes permanentes. O ideal é que estas cerdas sejam bem arredondadas para que a escova consiga alcançar, com mais facilidade, todos os lugares da superfície bucal, eliminando as bactérias causadoras da gengivite, doenças periodontais, mau hálito e das temidas cáries. E o melhor de tudo, sem agredir sua boca.

Duras e médias

Essas cerdas ainda geram muitas dúvidas para as pessoas. Elas podem machucar gravemente a gengiva e danificar o esmalte dental, causando infecções e problemas como a sensibilidade e doenças periodontais. Há quem pense que quanto mais dura, mais fácil e rápido elimina as bactérias. Mas não! A força não significa que seus dentes estão mais bem cuidados. Na verdade, quanto mais delicado você for com eles, melhor. Porém, apesar de não ser o modelo ideal para os dentes permanentes, podem, sim, serem boas opções para limpeza de prótese, dentaduras ou outros apliques dentários. Limpe de forma suave e com movimentos circulares para retirar todos os resíduos.

Cerdas especiais

Além das cerdas comuns que encontramos no mercado, existem também as que possuem tecnologias especiais para dar na limpeza dos seus dentes e boca. Confira algumas delas:

– Cerdas que sinalizam o momento ideal da troca da escova. Foi isso mesmo que você leu. Elas possuem uma parte com a coloração diferente. Quando esta área fica gasta, significa que chegou a hora de comprar uma nova. Bacana, né? Elas também são macias e com pontas arredondadas.

– Anti-bacteriana. Essas cerdas ajudam a impedir o crescimento das bactérias na sua escova de dentes por até 90 dias. Ela possui um sistema que remover a placa bacteriana dos dentes nos lugares mais difíceis. Tudo isso, sem precisar fazer nenhum esforço.

– As cerdas polidoras ajudam a reter o creme dental, permitindo uma limpeza e remoção mais eficiente daquelas manchinhas nos dentes, proporcionando um sorriso mais natural e brilhante.

– E por último, mas não menos importante, as escovas com tecnologia Pro-Flex. Suas cerdas são flexíveis e proporcionam uma limpeza excelente e mais suave do que uma escova de dentes comum. Seu potencial ajuda no controle da placa, removendo em até 93% nos lugares mais difíceis de alcançar. Além disso, essas cerdas agem de forma suave sobre o esmalte dental e gengivas, prevenindo doenças periodontais, proporcionando uma boca mais saudável e um sorriso mais branco.