Os reveladores ou evidenciadores de placa bacteriana têm uma função essencial nos tratamentos de diversos problemas bucais. A placa, também chamada de biofilme, é uma fina camada que reveste os dentes de todos os pacientes. E tudo se resume a ela: seu acúmulo é capaz de causar cárie, gengivite e tártaro. A fim de resolver isso, os reveladores aparecem no mercado como ótimas soluções. “Eles servem para evidenciar a placa bacteriana, para que o paciente possa enxergá-la adequadamente, já que é incolor”, explica o ortodontista Djalma Faria. Ele ainda explica quais são os 4 tipos existentes no mercado! Saiba mais sobre esse produto abaixo.
Para que servem os reveladores de placa bacteriana?
O biofilme é uma aglomeração de bactérias e restos alimentares que, combinados, são muito prejudiciais à saúde bucal. O paciente deve eliminá-lo diariamente com o uso dos acessórios de higiene bucal corretos, como o fio-dental e a escovação. Mas, já parou para pensar se está fazendo tudo adequadamente? Os reveladores de placa bacteriana possuem substâncias corantes, como a eritrosina, que quando em contato com o biofilme depositado sobre os dentes, colore os locais para que você possa ver e removê-la mais facilmente.
Muito importante para pacientes com alto risco em acumular placa bacteriana e aqueles que usam aparelhos ortodônticos, eles também são recomendados para todos. “Reveladores são úteis no tratamento odontológico, mesmo se o paciente não tiver um risco elevado em sofrer doenças gengivais”, explica o profissional. Pode-se utilizá-los para saber como está a sua higienização pessoal e, para os pequenos, elas podem divertir o processo da escovação!
Quais são os tipos de reveladores de placa bacteriana disponíveis?
Ainda que seja um produto em desenvolvimento no mercado, os reveladores já se apresentam em 4 modelos diferentes: tablete, cotonetes, solução e fio. Todos funcionam da mesma forma e não há nenhum modelo mais recomendados pelos dentistas.
Como é a aplicação dos reveladores de placa bacteriana?
O tablete revelador funciona como uma pastilha. Sua aplicação envolve mastigar e misturar com a saliva por 30 segundos para depois cuspir. O cotonete deve ser esfregado na superfície dentária, até que ela mude de cor. A solução reveladora é aplicada da mesma forma que o enxaguante bucal. Coloque-o na boca, faça bochecho por 30 segundos e depois cuspa. Por fim, os evidenciadores em forma de fio dental são aplicados da mesma forma que o fio tradicional. Assim, ficam evidenciadas as substâncias que foram retiradas. Todos os formatos deixam os dentes com um aspecto roxinho. Não se assuste que logo sai!
Como escolher o melhor reveladore de placa bacteriana?
Na hora de escolher o modelo, analise o seu caso. “Os modelos variam de acordo com a quantidade de placa apresentada e facilidade de aplicação por parte do paciente”, recomenda Djalma. Por isso, imagine como seria a aplicação do produto em uma rotina diária e procure entender também qual terá um maior alcance na sua região oral para revelar a presença da placa. Em caso de dúvida, se consulte com o seu dentista, ele poderá indicar o modelo que melhor se enquadra para as suas necessidades.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria – Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas – SP
CRO-SP: 59104
Atualizada em 29/12/2021.