Gengivite gravídica: como tratar o problema?

A gengivite na gravidez, conhecida como gengivite gravídica, é um problema comum durante o período da gestação. Ela atinge até 70% das gestantes e é causada pelo aumento dos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, que estimulam a inflamação das gengivas. Mas embora o surgimento dessa condição não esteja totalmente sob o controle da mulher, ela tem tratamento. Conversamos com o dentista Nelson Alfarano que indicou os melhores tratamentos para a gengivite gravídica. Confira!

Como tratar a gengivite gravídica: boa higiene bucal é o primeiro passo

O tratamento para a gengivite gravídica começa pela higiene bucal. A partir da escovação correta, uso de fio dental e enxaguante bucal é possível reduzir a placa bacteriana, o mau hálito e outros sintomas comuns dessa condição, como o inchaço e o sangramento das gengivas. “Uma boa higiene oral com auxílio de uma escova macia e técnica correta de escovação”, recomenda o dentista Nelson Alfarano. É indicado escovar os dentes cuidadosamente por cerca de dois minutos, sem aplicar força nos movimentos para não machucar a gengiva.

Também é fundamental escovar os dentes de duas a três vezes por dia, após as principais refeições ou de manhã e antes de dormir para prevenir o acúmulo de bactérias.

Gestantes devem fazer acompanhamento odontológico durante a gestação

Segundo o Dr. Nelson Alfarano, “visitas periódicas ao dentista para remoção de tártaro e placas bacterianas” são fundamentais para o tratamento da gengivite gravídica. Sendo assim, é importante que as gestantes incluam o pré-natal odontológico na sua rotina.

Além da remoção do tártaro e das placas bacterianas, o dentista irá monitorar a evolução do seu quadro de gengivite, além de indicar os melhores itens de higiene bucal para o tratamento em casa. Afinal, existem diferentes tipos de creme dental, enxaguante bucal e escovas de dentes, e alguns são mais eficientes no cuidado com as gengivas.

O acompanhamento odontológico também é importante porque a gengivite gravídica pode se agravar caso não seja tratada corretamente. Em alguns casos, o quadro pode evoluir para uma periodontite, doença que pode colocar em risco o bem-estar do feto. “Pesquisas demonstram que problemas gengivais podem elevar o risco de parto prematuro e de bebês que nascem abaixo do peso ideal”, afirma.

Uma alimentação saudável auxilia no tratamento da gengivite gravídica

Não é novidade que uma alimentação rica em açúcares é prejudicial para a saúde bucal. E para as gestantes que estejam enfrentando um quadro de gengivite gravídica, o cuidado com os alimentos ingeridos durante o tratamento deve ser redobrado.

O refrigerante, por exemplo, é apontado como um dos “inimigos” da gengiva saudável não só por conta do açúcar, mas também pela sua acidez. Por outro lado, a água, sucos e alimentos ricos em vitamina C e fibras são bons para a saúde bucal.

Por isso, é aconselhável seguir uma alimentação saudável e sem restrições, com o acompanhamento da sua obstetra e de um nutricionista. Vale lembrar que a gengivite gravídica pode ocorrer em qualquer momento da gestação, portanto todo o cuidado com a saúde bucal é imprescindível do início ao fim  da gravidez.