Traumas faciais são mais comuns do que se imagina e eles podem surgir de diferentes situações no dia a dia. Seja um acidente automobilístico, esportivo ou simplesmente um tropeço no meio da rua. Se a pancada atingir sua boca, fique atento! Mesmo que o dente nem tenha tido o risco de quebrar, é possível que um trauma bem forte faça o elemento dentário escurecer, perdendo toda sua cor branca e natural. Embora seja um cenário bem complicado, será que existe tratamento para reverter o problema? O cirurgião-dentista Pablo Pause explica se há essa possibilidade.
Por que o dente escurece após um acidente?
Ao sofrer o impacto, a pessoa pode não perceber nenhum tipo de sinal de lesão, mesmo assim, a mudança de cor pode surgir logo depois do acidente. De acordo com o dentista, o escurecimento acontece a partir de uma necrose pulpar devido a ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária – parte que dá vida ao dente. “O dente desvitalizado perde hidratação, levando a uma maior opacidade das estruturas e, consequentemente, a perda de brilho, podendo apresentar escurecimento em vários graus com o tempo”, relata Pause.
A mancha pode sair sozinha?
Existem algumas manchas de alimentos bem leves que podem sair através da higiene bucal. Mas quando a lesão é marcada por um trauma, não espere que ela vá embora sozinha. “Quando o escurecimento dental está presente, requer intervenção para a correção estética”, explica o dentista. Os melhores tipos de tratamento estão entre um procedimento de canal ou o famoso clareamento dentário. A primeira terapia é indicada apenas para danos irreversíveis na polpa. Já o clareamento é feito para traumas menos agressivos e deve ser feito de forma interna.
No entanto, para realizar essa técnica, o profissional deve levar em conta alguns fatores. “Há quanto tempo houve o trauma ou tratamento de canal (quanto mais tempo tiver decorrido, torna-se mais difícil o clareamento) e a intensidade do escurecimento”, diz Pablo. Caso a terapia for contraindicada, existem outras alternativas estéticas como facetas em resina composta, porcelana ou materiais protéticos que conseguem esconder o escurecimento.
Esse dente pode ser perdido?
Pablo diz que o maior risco neste caso é a necrose pulpar se tornar crônica. “Isso pode levar a uma grande área infectada, que em casos extremos, afeta os tecidos de sustentação do elemento dental”. Mas, na maioria dos casos, o risco de perda dentária é quase que inexistente. O maior prejuízo sempre é o lado estético. De qualquer forma, uma consulta com seu dentista é válida para avaliar a situação e indicar o melhor caminho de tratamento.