Como piercing na língua pode danificar seus dentes?

Colocar piercing na língua é uma decisão que requer bastante atenção. Por mais estiloso que pareça, o acessório pode causar alguns danos à saúde bucal. Isso porque o furo na mucosa é uma porta de entrada para bactérias e microorganismos nocivos para a cavidade oral, já que o atrito do item com os dentes favorece o desgaste do esmalte dentário, aumentando os riscos de trincas e fraturas na estrutura. Portanto, se você está pensando em colocar um piercing na língua, é importante conversar com um dentista antes para saber quais cuidados são indispensáveis para evitar prejuízos ao seu sorriso.

Conversamos com a dentista Cecília Costa para descobrir como o piercing na língua pode danificar os dentes.

Piercing na língua pode causar fraturas permanentes nos dentes

De acordo com a dentista, o piercing na língua engloba uma série de ameaças para a saúde dos dentes. “Pode dificultar a higiene e causar traumas, trincas ou fraturas”, explica a profissional. Um dos principais motivos para danos dentários são os movimentos da língua na boca. Toda vez que mexemos a língua, seja para falar, comer, beber ou até mesmo enquanto dormimos, o acessório bate nos dentes. Esse tipo de contato leva ao desgaste do esmalte dentário e, com o tempo, os dentes começam a apresentar fraturas.

Contudo, o uso de piercing na língua não compromete apenas os dentes. O acessório prejudica a higiene bucal e favorece o acúmulo de alimentos na boca, sobretudo nas áreas próximas à perfuração. Por esse motivo, pessoas com piercing na língua têm mais chances de desenvolverem cáries e outros problemas bucais, como halitose, tártaro e inflamação na gengiva. “A boca é um meio com bactérias nativas, ou seja, que já fazem parte daquele local. Ao fazer um furo na língua você está criando um canal para livre acesso dessas bactérias para o resto do corpo”, ressalta a dentista.

Cuidados simples ajudam a reduzir riscos do uso de piercing na língua

Colocar um piercing na língua demanda atenção redobrada. Se você pensa em aderir ao acessório, o ideal é consultar um dentista para saber os cuidados fundamentais para evitar danos à saúde bucal. Outra recomendação é realizar o furo com profissionais qualificados em estabelecimentos com excelentes condições sanitárias. Por isso, vale a pena conferir se o local possui alvará de funcionamento e aprovação da Anvisa.

Já no dia-a-dia, a orientação é reforçar a higiene bucal. Escove os dentes e use fio dental após todas as refeições.

A dentista ainda destaca a importância do acompanhamento odontológico regular, em especial nos casos de dor ou incômodo na língua. “Procurar o seu dentista para avaliação da inflamação e possível retirada do piercing”, finaliza.