Não adianta: saber como limpar a língua é fundamental para sua saúde bucal. Além de prevenir a diminuição do fluxo salivar, o cuidado ajuda a combater o surgimento de cárie, mau hálito e outros problemas bucais que podem prejudicar o seu sorriso. Embora pareça uma tarefa difícil, limpar a língua é mais fácil do que se imagina e compensa todo o tempo gasto durante a escovação. Para descobrir como a escovação da língua deve ser feita, nós conversamos com a dentista Ana Elisa, que é especialista em halitose. Veja só o que ela nos contou!
Saber como limpar a língua é sinônimo de saúde bucal
Assim como os dentes, a língua também requer alguns cuidados específicos para se manter saudável. Uma boa rotina de higiene, por exemplo, é o principal deles. “Saber como limpar a língua deve fazer parte da higiene da cavidade bucal, já que o órgão pode abrigar um número grande bactérias, células descamadas e restos de alimentos”, explica a profissional. Sendo assim, a má higiene dessa região pode servir como porta de entrada para uma série de problemas bucais, como os gases sulfurosos que causam mau hálito e agravamento de gengivite e periodontite.
Alterações na língua podem indicar má higiene bucal
Muitas das vezes, as mudanças nas características da língua podem indicar a presença de problemas bucais causados pela falta de higiene bucal. Segundo a dentista, a presença de uma placa amarelada, principalmente na região posterior da língua, é um dos sintomas. “Isso porque o quadro indica que existe um biofilme maduro, que pode resultar em halitose, gosto ruim na boca e sensação de boca seca, mesmo após a escovação”, revela. Além disso, a língua branca pode ser outro indício de que é preciso buscar dicas de como limpar a língua corretamente. Nesse caso, o aspecto esbranquiçado é causado pelo acúmulo de saburra lingual que, por sua vez, é um reflexo da falta de limpeza na região.
Como limpar a língua: passo a passo
Para evitar o surgimento de algumas doenças na língua, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. Nesse caso, a especialista adianta: a limpeza deve ser realizada preferencialmente com um limpador lingual com cerdas e sem aplicar força excessiva. Vale lembrar que o cuidado deve se iniciar pelo uso do fio dental, depois o raspador de língua e, por fim, a escovação dos dentes. Isso porque o uso da pasta de dente antes do raspador pode dificultar a remoção da saburra lingual, que é a camada branca acumulada na língua onde ficam as bactérias e os restos alimentares.
Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva – Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em Laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490