Como evitar cáries no dente de leite?

Produto Relacionado:
Creme Dental Infantil Oral-B Stages

Compre aqui

Ninguém pode negar: a cárie é a maior vilã da saúde bucal infantil. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana na cavidade oral, a doença pode atingir os dentes de leite e trazer bastante incômodo para as crianças. A boa notícia é que existem algumas medidas simples e caseiras que podem prevenir o surgimento da cárie e preservar o seu sorriso do seu filho. Quer saber quais são? O time de Sorrisologia te conta! Confira, a seguir, os principais cuidados para prevenir os dentes de leite com cárie.

O uso de gaze umedecida com água mineral pode diminuir os riscos de dentes de leite com cárie

Os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo dos primeiros dentes de leite nascerem. Embora nessa etapa não seja recomendado o uso da escova de dentes, existem formas simples de manter a higiene bucal do bebê. A gaze umedecida com água mineral, por exemplo, é a principal delas. Para isso, você deve passar suavemente a gaze umedecida sobre a gengiva da criança, deslizando com cuidado para não machucar a região. Além de prevenir o surgimento de cárie, essa medida também pode estimular o crescimento dos dentes de leite.

Manter uma boa rotina de higiene bucal é fundamental para prevenir cárie nos dentes de leite

Com o nascimento dos primeiros dentes de leite, deve-se iniciar a escovação para prevenir a cárie. Nesse caso, é importante optar por escovas com cerdas macias e indicadas para a faixa etária da criança. Outro cuidado fundamental é ensinar os movimentos corretos para garantir uma boa limpeza dos dentes de leite. Além disso, a língua também deve ser escovada, seja com limpador de língua ou com a própria escova, já que também é uma região que acumula bactérias e favorece o surgimento da cárie.

Optar por produtos com flúor também é uma medida de prevenção da cárie nos dentes de leite

Você pode até não acreditar, mas o uso de pasta de dentes e enxaguante bucal com flúor é capaz de prevenir a cárie nos dentes de leite. Isso porque, diferente de outros produtos, eles possuem uma eficácia maior no controle da placa bacteriana. No entanto, vale ressaltar que esses itens só devem fazer parte da higiene bucal de crianças que já aprenderam a cuspir. Por isso, menores de seis anos, mesmo que já possuam dentes de leite, devem utilizar apenas fórmulas que não possuem álcool e evitar o bochecho – sendo o uso da gaze umedecida a melhor opção.

Evitar carboidratos e alimentos açucarados em excesso é outra medida que previne dentes de leite com cárie

Não precisa se expert no assunto para saber que o consumo excessivo de açúcar pode resultar em cárie. E, é claro que, quando se trata de dentes de leite, não poderia ser diferente. Embora seja comum o consumo de guloseimas, doces e chocolate durante a infância, é importante estar atento à alimentação do pequeno. Isso porque o açúcar pode servir de alimento para as bactérias que dão início à desmineralização dos dentes de leite, gerando a cárie. Para driblar esse incômodo, vale apostar em uma dieta mais balanceada e incluir alimentos que ajudam a “limpar” os dentes na rotina dos pequenos, como maçã, pêra, melancia e cenoura.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br