(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Saiba como usar a escova elétrica na higiene bucal

Saiba como usar a escova elétrica na higiene bucal

Se você decidiu comprar uma escova de dentes elétrica, saiba que essa é uma ótima escolha! Afinal, com essa ferramenta é possível tornar a sua higiene bucal mais prática e eficiente, já que o modelo garante a remoção de boa parte das placas bacterianas que se acumulam na cavidade bucal. Mas para alcançar esse resultado, é preciso saber como escovar os dentes com ela, certo? Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com o dentista Rafael Ballista que reuniu algumas dicas para fazer um bom uso da sua nova companheira. Dá uma olhada!

Benefícios da escova elétrica atingem todas as idades

Não existem dúvidas de que uma das principais vantagens da escova de dentes elétrica é o seu sistema de movimentos rotatórios. Capaz de limpar os dentes ao mesmo tempo que massageia a gengiva, ela remove mais placa bacteriana do que uma escova manual. “As que recomendo possuem movimentos de rotação, pulsação e oscilação que compensam toda e qualquer escovação manual pela amplitude que trazem”, explicou o profissional. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, esses benefícios se estendem para pacientes de todas as idades. Para entender melhor, o dentista revelou como o acessório pode ajudar na higiene bucal de cada faixa etária:

– Em crianças: No processo de aprendizado da escovação, o acessório permite uma maior remoção da placa bacteriana, diminuindo consideravelmente a chance de acúmulo por falta de destreza manual.

– Em adultos: A escova de dentes elétrica é um grande aliado na disciplina da higiene bucal, considerando o tempo e os movimentos. Isso porque, muitas vezes, a escovação em adultos é prejudicada pelo pouco tempo destinado à tarefa devido a correria do dia a dia. Nesse caso, os modelos com timer podem ser uma boa opção.

– Em idosos: A falta de coordenação motora pode prejudicar a higiene bucal nesta fase. Sendo assim, a escova elétrica pode ajudar a executar os movimentos nas regiões de difícil acesso e garantir uma higiene bucal eficaz.

Movimentos da escova elétrica: saiba como usá-los

Não adianta ter uma escova com movimentos eficientes se você não souber usá-los, certo? Por isso, o especialista adianta: “O segredo da escovação está na inclinação da cabeça da escova elétrica, que deve ficar voltada para a gengiva”. Desta forma, as cerdas podem limpar profundamente o espaço entre a gengiva e os dentes. Além disso, é importante começar a limpeza dos dentes pela região que é mais utilizada durante a mastigação. “O paciente deve começar pela parte dos dentes que fica voltada para a língua no arco inferior e superior. Depois, deve escovar a parte externa dos dentes, que são de mais fácil visualização”, conta. Para garantir um bom resultado, a dica é dividir a cavidade bucal em quatro partes: duas metades inferiores e duas superiores. Se possível, permanecer 30 segundos em cada região, totalizando cerca de dois minutos de escovação.

A língua também deve ser escovada com a ferramenta

Além dos dentes, existe outra parte da sua boca que merece atenção redobrada durante a escovação: a língua. Para isso, Rafael explica: “O paciente deve passar suavemente as cercas para remoção da placa bacteriana que se acumula na superfície da língua”. Manter a língua bem escovada é a melhor forma de prevenir a formação de doenças dentais, como a própria cárie e a periodontite. Esses problemas são muito perigosos, já que podem deixar seus dentes com sensibilidade, retração gengival podendo resultar até mesmo na queda.

Cuidados com a escova elétrica após a higiene bucal

Assim como a escova de dentes manual, a elétrica também precisa de alguns cuidados diários para garantir a sua durabilidade e evitar o acúmulo de bactérias. Mas será que você como tratá-la? Veja abaixo algumas dicas do especialista:

– Lave a escova de dentes elétrica depois de utilizá-la, garantindo que não há presença de restos alimentares ou de creme dental;
– Após a lavagem, mantenha a ferramenta acionada por 30 segundos para ajudar na secagem das cerdas;
– Armazene a escova dental elétrica em um local arejado;
– Evite secar o item com toalhas ou papéis;
– Não esqueça de verificar a bateria da escova antes de usá-la.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rafael Ballista – Dentista e especialista em prótese dentária 
Espírito Santo – ES
CRO-ES: 3680 

Veja Também
×