O tártaro é um dos problemas bucais mais temidos entre os pacientes que buscam um sorriso bonito e saudável. Também conhecido como cálculo dental, ele é caracterizado pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Quando não é removida corretamente, essa placa tende a ficar presa na região e endurecer, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada: o famoso tártaro. A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a eliminar esse incômodo. Quer saber quais são? O Sorrisologia listou as soluções que realmente funcionam para driblar esse problema e garantir uma boa saúde bucal.
“Higiene bucal e uso fio dental após as refeições”: isso é o suficiente para eliminar o tártaro?
O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Justamente por isso, manter uma rotina de limpeza dos dentes é fundamental para conservar um sorriso livre desse doenças bucais. No entanto, vale lembrar que, uma vez que o paciente já possui tártaro nos dentes, apenas a higiene bucal feita em casa não é suficiente para garantir a remoção da placa bacteriana rígida e aderida ao elemento dental. Nesse caso, o ideal é consultar um ortodontista especializado para definir a melhor forma de eliminar o tártaro dos dentes de acordo com o estágio do quadro.
Como eliminar tártaro de forma efetiva?
Ao notar o surgimento de tártaro nos dentes, o primeiro passo é buscar um especialista para iniciar o tratamento adequado após o diagnóstico. Nesse caso, é provável que a raspagem feita pelo profissional seja a primeira opção para eliminar com o quadro. Com o auxílio de ferramentas específicas, como curetas e ultrassom, será possível remover todos os tipos de tártaro, seja o supragengival ou subgengival. Junto da raspagem ainda é fundamental que o paciente adote uma nova rotina de higiene bucal adequada, incluindo o uso de fio dental e enxaguante.
Se o tártaro estiver em estágio avançado, a cirurgia pode ser necessária
Não é à toa que os dentistas alertam sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal ao longo da vida. No caso de tártaro nos dentes, a rotina de escovação pode evitar que a placa endurecida não passe da margem da gengiva e, consequentemente, a realização de uma cirurgia para remoção desse resíduo. Isso porque o estágio avançado do tártaro requer a exposição das superfícies das raízes dos dentes para garantir uma raspagem mais eficaz. Após o procedimento, a gengiva é suturada para que cicatrize e o tártaro seja eliminado.
Remédio caseiro para remover tártaro: não se arrisque!
Se engana quem pensa que receitas caseiras podem ser a solução para eliminar o tártaro. O uso de bicarbonato, gel de Aloe Vera e outros produtos não são recomendados para lidar com esse problema e podem apresentar riscos à sua saúde bucal. Além disso, vale lembrar que colocar mais força ao escovar os dentes ou intensificar o uso de produtos para higiene bucal, como creme dental e enxaguante, não são suficientes para retirar a parte calcificada dos dentes.
Lembre-se: somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica. Por isso, nesses casos, o ideal é marcar uma consulta o quanto antes.