Lidar com um dente siso incluso está longe de ser uma tarefa fácil. Além de causar dores e incômodo, o quadro pode prejudicar a sua saúde bucal e favorecer o surgimento de algumas patologias, como a pericoronarite. A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados através da extração desse dente siso. Para entender como o procedimento funciona, nós conversamos com a cirurgiã dentista Uila Ramos que revelou o passo a passo da cirurgia de dente siso incluso e os cuidados necessários no pós-operatório. Confira!
Dente siso incluso: entenda as características do quadro
O terceiro molar, também conhecido como “dente siso”, é considerado incluso quando não erupciona no período correto mesmo estando completamente formado e desenvolvido. Para entender como ocorre a barreira física, a Dra. Uila adianta: a retenção pode acontecer de duas formas. “A retenção intra óssea, que é quando o dente fica cercado por tecido ósseo, e a retenção subgengival, na qual o dente encontra-se recoberto pela mucosa gengival”, revela.
De qualquer maneira, o principal fator responsável pela inclusão de um dente siso é a falta de espaço na arcada dentária, que impede o elemento de nascer. Ainda assim, vale ressaltar que questões hereditárias e traumas dentários durante a infância também podem desencadear no quadro.
As consequências do dente siso incluso para saúde bucal
Para surpresa de alguns pacientes, a inclusão de um dente siso pode trazer uma série de prejuízos a sua saúde bucal. No caso de retenção subgengival, por exemplo, é possível que ocorra uma pericoronarite devido aos microorganismos que penetram na gengiva e a impossibilidade de higienizar.
Além deste, existem outros problemas bucais que também podem surgir devido à presença de um dente siso incluso na cavidade oral. “A reabsorção radicular do dente vizinho, desenvolvimento de lesões císticas, tumores odontogênicos, patologias ósseas, doença periodontal, cárie e reabsorção externa do molar em questão são alguns deles”, conta a dentista.
Dente siso: passo a passo de como é feita a extração do elemento incluso
Antes de iniciar a extração do dente siso incluso, é preciso preparar o paciente através de medidas de anti-sepsia. “O uso de álcool, povidine na pele para evitar o risco de contaminação e realização de bochecho pré-operatório são etapas fundamentais”, alerta a dentista. Para entender como o procedimento é feito na prática, confira o passo a passo abaixo:
Passo 1) Incisão: é efetuado um corte com o bisturi no tecido mucoso para acessar o alvo da cirurgia;
Passo 2) Divulsão: nessa etapa, é realizado o afastamento dos tecidos para garantir uma visibilidade melhor do dente siso incluso;
Passo 3) Hemostasia: são as manobras para controlar o sangramento e garante a fluidez do sangue e a integridade dos vasos sanguíneos.
Passo 4) Exérese: nessa etapa, a extração do dente siso incluso é feita;
Passo 5) Síntese: finalização da cirurgia através do uso de uma sutura para proteger o local da extração dentária, favorecendo o processo de cicatrização.
6 cuidados fundamentais após a extração do dente siso
– Mantenha repouso absoluto nos primeiros dias após a extração do dente siso;
– Não se exponha ao sol ou calor excessivo;
– Adote uma alimentação fria e gelada nas primeiras 24h após a extração do dente siso incluso;
– Não deixe de realizar uma boa higiene bucal para evitar o acúmulo de restos alimentares e, consequentemente, a proliferação bacteriana no local da extração;
– Evite cuspir ou fazer bochechos;
– Não tente remover os pontos da sutura em casa.
Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva – Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE: 10.380