Saiba como é a escovação correta dos dentes de um adulto

Desde pequenos aprendemos com nossos pais o valor e a importância de uma boa higiene bucal. É muito importante que esse hábito seja levado para toda a vida. Não é apenas quando somos crianças que estamos sujeitos aos problemas bucais. “Seja em criança ou adulto, o objetivo da higiene bucal é a retirar da placa bacteriana que esteja aderida a superfície dentária independente da idade”, explica o dentista Cláudio de Sá Rêgo Fortes.

Se você negligenciou a saúde do seu sorriso na infância ainda é possível recuperar o tempo perdido. E você que sempre foi bom nos cuidados, pode ficar ainda mais craque no assunto. Confira o passo a passo de como escovar os dentes corretamente para ter uma vida adulta mais sorridente e saudável.

Antes de tudo, use o fio dental

Muitos dentistas indicam que o melhor momento para passar o fio dental é antes da escovação. Só assim toda a sujeira que fica entre os dentes será retirada, abrindo espaço para as cerdas da escova trabalharem melhor eliminando toda placa bacteriana. “O fio dental deve ser passado no espaço interdental, de todos os dentes, mesmo na ausência do dente do lado e na parte posterior do último dente da arcada dentária”, ensina o profissional.

Utilize fios resistentes ao rompimento e deslizamento, que é o caso dos modelos MBF (Multifilamentos bicomponentes) que são suaves para a gengiva e com total resistência para todo o tipo de arcada dentária, até as mais juntas que exigem mais cuidado no uso. Ele ainda deixa um frescor bem gostoso de menta.

Escova + creme dental = uma boa escovação

Pra fazer uma boa escovação é preciso ter boas ferramentas. “Invista na escova com cerdas macias e cabeça arredondada para evitar o desgaste do esmalte dental”, explica Cláudio. Existe um modelo de escova com um diferencial bem bacana para lembrar você a hora de trocar de escova, já que possui cerdas com coloração diferente e, quando elas descolorem até a metade, sinal de que é hora de comprar uma nova. Quer coisa melhor? Além disso, não esqueça de escolher o melhor creme dental para sua higiene. Existem produtos que além de garantir a refrescancia, protege sua boca das cáries, como os modelos antiaçúcar.

Enxaguante bucal também é importante

Finalize seu ritual de limpeza com um enxaguante. Neste caso prefira os produtos sem álcool em sua composição. Só assim ele causará uma sensação de refrescância sem arder sua boca. Porém, muito mais do que isso, o antisséptico tem inúmeras vantagens, como prevenir o surgimento de cáries, fortalecer o esmalte do dente e eliminar os germes causadores da placa bacteriana, do mau hálito e da gengivite.

Hora de praticar!

1- Antes de começar a escovar, o ideal é pegar um generoso pedaço de fio dental e passar entre todos os dentes para tirar os resíduos de alimentos.

2- Escolha a escova apropriada com cerdas macias e cabeça arredondada para fazer uma limpeza mais eficaz e completa.

3- Coloque uma quantidade pequena de creme dental. Mais ou menos do tamanho de grão de ervilha já está ideal.

4- Comece pela parte da frente dos dentes em um ângulo de 45 graus fazendo movimentos circulares da gengiva à ponta dos dentes.

5 – Escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, além da superfície usada para mastigação.

6- Para terminar, dê uma bela escovada na língua com a escova alinhada na horizontal para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

7- Faça um bochecho com enxaguante durante 30 segundos e, em seguida, cuspa tudo na pia.