A gengivite é uma doença bucal que atinge o tecido gengival e pode causar uma série de incômodos, incluindo sangramento, inchaço e vermelhidão. Apesar de ser um quadro bastante comum, existem alguns cuidados simples e diários com a sua higiene bucal que podem fazer toda a diferença e livrá-lo desse problema. Mas será que o uso de uma escova de dentes elétrica é um deles? Pensando em desvendar esse mistério, o time de Sorrisologia reuniu as principais vantagens desse acessório para saúde bucal – incluindo a sua ação contra a gengivite.
O surgimento da gengiva está ligado à má higiene bucal
A gengivite é caracterizada pela inflamação do tecido gengival devido ao acúmulo de placa bacteriana e outros resíduos. Justamente por isso, essa doença bucal está diretamente relacionada à uma má higiene bucal, que costuma incluir a ausência do uso do fio dental e enxaguante bucal e longos intervalos entre os períodos de escovação.
Em alguns casos, o uso de aparelho ortodôntico e próteses mal adaptadas também podem resultar na gengivite, já que são acessórios que dificultam a limpeza correta. Por isso, é tão importante que a rotina de limpeza dos dentes seja seguida rigorosamente.
É verdade que a escova de dentes elétrica evita a gengivite?
Sim. Dentre os principais benefícios da escova de dentes elétrica, a prevenção da gengivite é um dos maiores destaques. Com vibrações e movimentos que contribuem para uma limpeza ainda mais profunda, o acessório é capaz de remover todo o acúmulo de placa bacteriana, sendo um ótimo aliado para garantir a saúde da sua gengiva. Além disso, a cabeça arredondada combinada às cerdas extras macias da escova de dentes elétrica permite uma escovação mais suave e efetiva na superfície dos elementos, o que permite remover toda a sujeira sem provocar irritações no tecido gengival.
Saiba como utilizar a escova de dentes elétrica sem machucar a gengiva
Para garantir uma boa higiene bucal com a escova de dentes elétrica, o primeiro passo é saber como usá-la. Embora muitos não acreditem, é mais fácil usar a escova de dentes elétrica do que a manual. Isso porque o acessório elétrico permite movimentos na força e medida certa, removendo a placa bacteriana sobre um dente de cada vez. Além disso, a escova também deve ser direcionada à gengiva, o que ajuda na prevenção da gengivite. Veja o passo a passo abaixo:
1. Comece a escovar os dentes pelo lado externo, movimente a escova na horizontal, depois direcione às gengivas.
2. Depois disso, você deve escovar os dentes para o lado interno, também movimentando no sentido horizontal.
3. Escove a superfície dos dentes sem esquecer a parte de trás. Distribua os dois minutos da escovação, dedicando 30 segundos em cada quadrante da boca (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito).
4. Com a escova elétrica desligada, escove a língua no sentido de dentro para fora.
5. Finalize enxaguando a boca com gargarejos para eliminar todos os resíduos. Em seguida, lave a sua escova de dente elétrica.