Fazer clareamento dental (caseiro com uma moldeira, no consultório dentário ou uma mistura de ambos) é uma excelente opção para quem possui dentes amarelados e quer se ver livre das manchas. O problema é que, após realizar o procedimento escolhido, algumas pessoas que não tomam os cuidados devidos e rapidamente dão adeus ao sorriso branquinho. Se você quer prolongar os efeitos do clareamento nos dentes, dê uma olhada nas nossas dicas!
1. Procure parar de fumar para manter o clareamento dental em dia
Já ouviu aquela máxima que diz que fumar amarela os dentes? Pois é, ao fumar o alcatrão da nicotina se deposita na superfície dentária e escurece o sorriso dos fumantes. Por isso, o cigarro é um grande inimigo dos dentes. O curioso é que muitas pessoas que não sabem como tirar mancha de nicotina dos dentes recorrem justamente ao clareamento dental para resolver o problema, mas se esquecem que manter o hábito fará o problema voltar. Por isso, a dica número 1 para manter os efeitos do clareamento nos dentes é parar de fumar. Sua saúde (seja ela bucal ou não) agradece!
2. Evite bebidas e alimentos com corantes que mancham os dentes
Outra dica essencial para manter os efeitos do clareamento dental por mais tempo é evitar o consumo de bebidas e alimentos com corantes que mancham os dentes. Café e vinho são alguns exemplos clássicos, mas não se esqueça de olhar também a embalagem de produtos industrializados! Esses são verdadeiros vilões da saúde bucal, não só porque muitas vezes possuem altas concentrações de corantes, mas também pelo elevado teor de açúcar.
3. Mantenha uma boa rotina de higiene bucal
Uma das formas mais eficientes de manter o sorriso branquinho após o clareamento dental é simplesmente seguir uma boa rotina de cuidados com os dentes. Fazer a higiene bucal da forma correta, escovando e passando o fio dental após as refeições, além de utilizar o enxaguante bucal regularmente, é essencial para manter os dentes sem manchas. Além disso, apostar em uma escova de dentes de qualidade ajuda a garantir o sucesso da higiene bucal.
4. Não faça clareamento dental caseiro com bicarbonato ou água oxigenada
Com o intuito de manter os dentes brancos a longo prazo, alguns apostam no clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio ou água oxigenada. A grande questão é que esses produtos são contraindicados por dentistas, podendo ser muito prejudiciais não só aos dentes, como também à gengiva. Por isso, utilize apenas produtos indicados por especialistas. Se o seu objetivo é fazer um clareamento dental caseiro, opte pelo que é indicado pela comunidade científica: moldeira de silicone (feita sob medida pelo dentista) e gel clareador.
5. Visite o dentista regularmente para prolongar os efeitos do clareamento dental
Por fim, a dica de ouro para coroar esta lista: frequente o dentista regularmente. Claro que ao seguir as demais sugestões as chances de o seu clareamento dental durar mais tempo são muito maiores, mas é essencial fazer uma limpeza de dente a cada seis meses e seguir as demais orientações desse especialista em saúde bucal. Seguindo todas as nossas sugestões, não vão faltar motivos para você sorrir!