Produto Relacionado:
Creme Dental 3D White Therapy Charcoal

Creme Dental 3D White Therapy Charcoal

Compre aqui

Apesar de o cigarro tradicional e o eletrônico serem diferentes quanto ao funcionamento de cada um, eles não são tão distintos assim quando se trata dos malefícios que eles podem trazer para o organismo. Que o cigarro é um grande vilão para a saúde bucal e geral, todo mundo já sabe – ou pelo menos deveria saber. Mas a verdade é que nem sempre as pessoas estão de fato atentas à todos os benefícios que largar o cigarro pode trazer. Confira o que o periodontista Leonardo Costa tem a dizer sobre o assunto.

Sua saúde a curto e longo prazo

Quer um incentivo para parar de fumar? O especialista separou uma lista de benefícios para a saúde do seu corpo, que podem começar logo após 20 minutos sem fumar um cigarro até 10 anos sem o vício. Segundo ele, os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS):

20 minutos sem fumar: o ritmo cardíaco e a pressão arterial se estabilizam.
12 horas sem fumar: o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza.
2 a 12 semanas sem fumar: a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.
1 a 9 meses sem fumar: a tosse e a falta de ar diminuem.
1 ano sem fumar: o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade.
5 anos sem fumar: o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante.
10 anos sem fumar: o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
15 anos sem fumar: o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

Aumenta a expectativa de vida

Tem gente que acredita que, por ter passado tantos anos da vida fumando, não adianta mais parar porque não é possível recuperar a saúde perdida, mas essa ideia é totalmente equivocada. De acordo com Leonardo, largar o cigarro pode trazer benefícios em qualquer fase da vida, como você pode ver a seguir:

Por volta de 30 anos: +10 anos em expectativa de vida.
Aos 40: +9 anos em expectativa de vida.
Aos 50: +6 anos em expectativa de vida.
Aos 60: +3 anos em expectativa de vida.

Além disso, o profissional destaca que quem decide parar de fumar após a ocorrência de um ataque cardíaco pode reduzir em 50% as chances de reincidência.

Outros benefícios de parar de fumar

Se você achou que a lista tinha acabado, se enganou. O tabagismo acaba aumentando o risco de doenças respiratórias em crianças devido ao fumo passivo, como a asma, por exemplo. Outros benefícios que podem ser destacados são a redução de impotência sexual, aborto espontâneo e partos prematuros. Mulheres fumantes que estão tentando engravidar também saem ganhando no processo, já que cortar o cigarro da sua vida diminui a dificuldade para engravidar também.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leonardo Costa – Periodontia
Salvador, BA
CRO-BA: 5935