A chupeta ortodôntica se diferencia por ter um bico que imita o formato do mamilo feminino, o que, teoricamente, serve para afetar menos a saúde bucal do bebê. Mas, será que esse tipo de chupeta realmente é menos danoso que o convencional e pode trazer vantagens? O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou mais sobre como a chupeta afeta o nascimento dos dentes, o desenvolvimento das funções orais e quais cuidados devem ser tomados com a saúde bucal infantil desde cedo. Confira!
O que é chupeta ortodôntica?
A chupeta ortodôntica é feita para se adaptar melhor à movimentação natural da língua do bebê. Por isso, ela tem um formato anatômico – mais achatado que o modelo convencional. No entanto, de acordo com a dentista, esse tipo de chupeta também influencia diretamente no desenvolvimento da estrutura bucal do bebê.
“A chupeta ortodôntica é uma alternativa que promete reduzir os impactos que o bico convencional causa na saúde bucal infantil. Porém, ainda se trata de uma chupeta; ou seja, mesmo sendo uma versão menos prejudicial, ela também impacta o desenvolvimento das estruturas faciais”, explica.
Chupeta ortodôntica pode ser vantajosa para a saúde bucal do bebê?
Geralmente, a chupeta é utilizada para acalmar e confortar o bebê durante o seu desenvolvimento. A Sociedade Pediátrica Canadense defende, no entanto, que o uso de qualquer tipo de chupeta tende a trazer danos para a saúde do bebê. O uso prolongado desse utensílio pode acarretar no desmame precoce, no aumento da frequência de otite média (uma infecção de ouvido que pode acometer o bebê) e também em problemas dentários.
A especialista reforça que nenhuma chupeta traz benefícios à saúde bucal do bebê e, por isso, o ideal é evitá-las o máximo possível. “O ideal é não utilizar nenhum tipo de chupeta, pois todas elas causam alterações no desenvolvimento da arcada dentária, dos dentes e da fala. Elas criam uma necessidade nos pequenos e podem desencadear até mesmo problemas emocionais. Portanto, a melhor alternativa é evitá-las”, orienta.
Vale destacar, ainda assim, que os pais devem sempre consultar um pediatra e um dentista para saber ao certo quais cuidados tomar com a saúde do pequeno. É fundamental, por exemplo, tomar cuidados com a higiene bucal infantil desde cedo – realizar a escovação (com creme dental infantil) a partir do nascimento do primeiro dente do bebê e fazer consultas com o dentista ao menos a cada 6 meses.
Chupeta faz mal à saúde bucal infantil: descubra os impactos do seu uso no longo prazo
De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o uso de chupetas e a sucção prolongada do dedo (hábito parafuncional bastante prejudicial para os dentes) pode ocasionar uma série de problemas:
- Alterações no céu da boca (ocasionando mordida cruzada ou mordida aberta, por exemplo);
- Problemas no crescimento adequado da boca;
- Má-oclusão (problemas de alinhamento dos dentes).
A dentista destaca que mesmo a chupeta ortodôntica, que teoricamente deveria ser menos danosa, ocasiona os mesmo tipos de problemas. “Mesmo que em menor escala (quando comparadas às chupetas convencionais), elas ainda prejudicam a fala e o desenvolvimento das estruturas faciais. Embora seja uma ferramenta que ajuda os pais a acalmar os filhos na hora de dormir, o ideal é não utilizá-la”, finaliza a profissional.