(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Saiba como lidar com a sensibilidade nos dentes

Saiba como lidar com a sensibilidade nos dentes

Você não pode beber algo quente ou gelado que ela já começa. A sensibilidade dentária é uma dor difícil de se conviver no dia a dia. Pior ainda quando a pessoa não procura tratamento e precisa se privar de muitas coisas, como o próprio cafezinho ou aquele sorvete, que antes, era a sobremesa que você mais gostava. Para não abrir mão de todos esses costumes, que tal procurar ajuda e tratar essa complicação? O especialista em Dentística Leonardo Costa explica que o melhor jeito de encarar os incômodos de dentes sensíveis é conversando com seu dentista.

Os primeiros sinais da sensibilidade

Quando a sensibilidade toma conta do sorriso, é comum um pequeno desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes e frias. Dependendo da temperatura ambiente, se estiver muito frio, é possível sentir alguns incômodos ao respirar pela boca. Nestes casos, Leonardo recomenda consultar um profissional. “O paciente deve procurar um dentista para realizar uma avaliação, descobrir as causas da hipersensibilidade e realizar o tratamento mais adequado”, completa.

As medidas iniciais do dentista

O papel do dentista é sempre ajudar seu paciente. Mas antes de tudo ele precisa saber o real motivo do problema. Com a sensibilidade dentária não é diferente. “O profissional deve fazer o diagnóstico da causa, realizar controle da dor e das lesões e remover os fatores etiológicos”. Na maioria das vezes, os cuidados envolvem a utilização de produtos e técnicas feitas no consultório odontológico. “Utiliza-se dessensibilizantes ou vernizes dentinários e laserterapia, além da orientação de higiene oral”. Se o dente sensível significar uma retração gengival, o dentista deverá cuidar das lesões com procedimentos restauradores e cirurgias gengivais de enxerto para o tratamento das recessões gengivais.

O tratamento precisa continuar em casa

O profissional consegue realizar um bom trabalho no consultório, mas, para conseguir vencer a sensibilidade, esses cuidados precisam ir além da cadeira do dentista. “Normalmente o tratamento deve continuar em casa com o uso de bochecho prescritos à base de flúor e o uso de cremes dentais específicos para hipersensibilidade dentinária”. Além disso, é primordial que se realize a escovação de forma suave com uma escova de cerdas macias. Depois de um tempo, o paciente precisa retornar ao dentista para uma revisão.

A sensibilidade dentária tem cura?

Dependendo da causa, a sensibilidade pode ter cura e, em outras circunstâncias, o problema tem tratamento e controle. Tudo vai depender da dedicação e cuidado do paciente. “É preciso realizar consultas regulares para evitar o surgimento da hipersensibilidade”. O tempo de terapia pode variar de acordo com a causa. Mas Leonardo afirma que, pelo menos, quatro sessões são necessárias para o tratamento ser um sucesso.

Como lidar com a sensibilidade dentária:

1-Quando sentir os primeiros incômodos ao ingerir algum alimento muito quente ou gelado, procure um dentista.

2- O dentista vai realizar o diagnóstico para indicar o melhor tratamento da sua sensibilidade. Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

3- Os cuidados começam no consultório dentário, mas o paciente precisa continuar em casa usando creme dental para dentes sensíveis.

4- É importante o paciente retornar ao consultório para uma revisão.

5- Mantenha bons hábitos e faça uma higiene bucal tranquila para controlar ou evitar a sensibilidade dentária.

Veja Também
×