(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Tártaro no dente é sinônimo de cárie?

Tártaro no dente é sinônimo de cárie?

Você foi ao dentista recentemente e descobriu que está com tártaro. Esse problema é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes que, com o passar do tempo, acaba endurecendo. Mas você sabia que, a partir do tártaro, é possível que outras doenças bucais se formem no local, um exemplo delas é a cárie. Mas como uma lesão de cárie aparece? Qual é a melhor maneira de tratar essas duas complicações bucais? O Sorrisologia esclareceu essas e outras dúvidas sobre o assunto e ainda recomendou dicas de como evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Veja só!

Por que o tártaro se forma no dente?

Como o tártaro é resultado do acúmulo de placa bacteriana nos dentes, ele surge por conta de uma série de maus hábitos bucais. Dentre eles estão a má escovação, a falta de uso de fio dental, o não uso da escova interdental se você tem aparelho, implante ou prótese dentária, além de uma alimentação nada saudável à base de carboidratos e doces. Além de favorecer o surgimento de várias doenças orais, o tártaro também é responsável pelo mau hálito, o que não é nenhum pouco agradável para o paciente, muito menos para quem convive com ele.

A formação de tártaro pode causar cárie?

O tártaro no dente é sinônimo de várias doenças bucais, como a gengivite, periodontite e, claro, a cárie dentária. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a cárie se forma devido ao aumento das bactérias na cavidade bucal por conta do consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e de uma higiene bucal inadequada. Esse conjunto de microorganismos se acumula nos dentes, endurece, formando o tártaro, e, com o passar do tempo, se alimentam do açúcar e do amido, produzindo um ácido que vai deteriorando a estrutura do dente, causando a cárie. 

Como tratar a cárie causada pelo tártaro?

Não adianta tratar somente a cárie, se o tártaro continuar tomando conta dos seus dentes. Por isso, é muito importante que as duas doenças sejam tratadas ao mesmo tempo. O tratamento do tártaro, quando está em seu estágio inicial, é feito através de uma raspagem com instrumentos odontológicos. Já o tártaro supragengival deve ser retirado com curetas e ultrassom e o subgengival requer uma técnica mais delicada para ser raspado abaixo da gengiva. 

No caso da cárie, a lesão pode ser resolvida apenas com uma simples obturação. Porém, se você demorar muito tempo para tratar, as bactérias acabam invadindo a polpa do dente e o único procedimento para esse cenário é o tratamento de canal. Para evitar essa situação, é fundamental procurar o dentista assim que notar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, antes mesmo de formar o tártaro.

Dicas de como prevenir o tártaro e a cárie 

Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, com o passar da idade a cárie se torna cada vez mais prevalente no sorriso das pessoas. Uma forma de combater essa lesão e a formação do tártaro, é adotar uma rotina de bons hábitos bucais. Para te ajudar nessa missão, o time de Sorrisologia separou algumas recomendações importantes:

  • Escove os dentes após todas as refeições ou pelo menos três vezes ao dia todos os dias;
  • Use fio dental! Só ele é capaz de alcançar o espaço entre os dentes, onde a escova não chega e o acúmulo de placa bacteriana é bem maior.
  • Inclua o enxaguante bucal no seu ritual de higiene. O produto ajuda a proteger a sua boca do aumento das bactérias que fazem mal aos dentes.
  • Evite a ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidrato. Esse tipo de comida favorece a produção de placa bacteriana, do tártaro e, consequentemente, da cárie.
  • Vá ao dentista a cada seis meses ou anualmente. Com esse check-up, você consegue manter o seu sorriso bem longe do tártaro e da cárie.
Veja Também
×