Gosto ruim na boca pode ser sinal de cárie?

Sentir um gosto ruim na boca nunca é algo agradável e, além do desconforto, ele também pode ser sinal de que algo não vai bem na sua saúde bucal. Também chamado de halitose ou mau hálito, esse gosto ruim pode ser causado por falta de higiene bucal e por várias doenças. Mas será que cárie é uma delas? Para tirar essa dúvida, conversamos com a dentista Uila Ramos, cirurgiã-dentista e ortodontista. Confira!

Gosto ruim na boca é um dos sinais de cárie no dente?

Sim, mas para entender porque é preciso saber como a cárie surge no dente. De acordo com o Ministério da Saúde, “a cárie é considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com conseqüente formação da lesão de cárie”. A presença dessas bactérias também pode acabar causando o mal hálito. “Esse problema também pode surgir em decorrência da presença de cárie: as bactérias causadoras da lesão atuam destruindo o dente e, neste processo, ocorrem processos de putrefação e necrose à medida em que avançam sobre os tecidos dentais”, aponta dra. Uila.

Quais são os sinais mais comuns de cárie?

A dor é o sinal mais conhecido de que você está com cárie. Mas ela não é o primeiro, e em alguns casos pode só aparecer quando já está em estado avançado demais. “Os sinais clínicos da cárie são bastante característicos de acordo com o estágio de evolução em que se encontra”, explica dra. Uila Ramos. Entre eles, dra. Uila lista:

• “Manchas brancas: este aspecto que é o estágio inicial da cárie, deve-se à desmineralização pelo ataque ácido resultante da fermentação bacteriana;
  • Lesões no esmalte: a cárie começa a invadir o dente com lesões de cor acastanhada, com ou sem cavitação;
  • Lesões na dentina: já apresentam cavitação, paciente pode relatar dor (reversível) ao comer ou ingerir líquidos;
  • Dor espontânea: quando a cárie atinge a polpa dental provoca reação intensa frente à infecção na forma de dor que não cessa, surge espontaneamente e de difícil controle com medicamentos;
  • Destruições extensas: com grande profundidade da cavidade, perda de estrutura dentária.”

Gosto ruim na boca é sintoma de que problemas de saúde bucal?

Além da cárie, o gosto ruim na boca também pode ser sinal de outros problemas bucais. No caso de infecções muito avançadas é possível que se forme uma bolha de pus na gengiva (também conhecida como fístula). Caso essa bolha estoure, naturalmente ou por algum impacto, é possível sentir o sabor indesejado da secreção. Entre as questões bucais que podem causar esse desconforto, Dra. Uila Ramos também cita:

• Lesões endodônticas (podem extravasar coleções purulentas na boca através de fístulas);
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • E cáseo amigdaliano.

Além dessas, outras doenças que não são relacionadas à boca também pode causar um sabor ruim na boca como diabetes mellitus, refluxo gastroesofágico, uso de medicamentos, sinusite e rinite.

É possível evitar o gosto ruim na boca?

A melhor maneira de evitar sentir um gosto ruim na boca por questões de saúde bucal é cuidando da higiene da boca, língua, dentes e gengivas. Use fio dental, escove os dentes e limpe a língua uma vez após cada refeição. Também é importante criar o hábito de realizar um check-up bucal a cada seis meses para identificar e tratar problemas bucais. “A prevenção odontológica se constitui de procedimentos de remoção mecânica do biofilme dentário (placa bacteriana), profilaxia profissional e remineralização do esmalte dental sumamente necessários para solucionar quadros de inflamação gengival e evitar o desenvolvimento de problemas bucais, tais como a cárie e as doenças periodontais”, explica dra. Uila. Todos esses cuidados manterão as doenças bucais longe de você.