Carboidratos podem prejudicar os dentes?

Se engana quem pensa que a alimentação não pode influenciar na saúde bucal. Na verdade, existem diversos alimentos que podem prejudicar os dentes e favorecer o surgimento de algumas doenças bucais, como a cárie. Nesse caso, os carboidratos tendem a ser os primeiros colocados da lista. Para entender o porquê disso, o time de Sorrisologia explicou como esse tipo de alimento pode afetar a saúde dental e o que fazer para prevenir esses riscos.

Carboidratos vs. saúde bucal: entenda como esses alimentos podem danificar os seus dentes

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo excessivo de carboidratos não contribui apenas para o ganho de peso do paciente. Na verdade, esse tipo de alimento também pode trazer uma série de prejuízos para a saúde bucal. O motivo por trás disso é bem simples: eles são fontes de açúcar. Na prática, os carboidratos, especialmente os fermentáveis, favorecem o surgimento de cáries, já que o açúcar funciona como energia para ação das bactérias.

Além disso, uma dieta rica em carboidratos também pode diminuir o pH da boca e contribuir para a desmineralização dos tecidos dentais. Em casos mais severos de perda mineral, a cárie pode até mesmo destruir toda a coroa do dente – exigindo a realização de uma restauração dentária.

Os tipos de carboidratos que devem ser consumidos com moderação

Quando se trata da influência dos carboidratos na saúde bucal, os alimentos doces não são os únicos vilões. Embora algumas guloseimas, chocolates e chicletes sejam os primeiros a serem lembrados pelos pacientes, existem outros tipos de carboidratos que podem ser tão prejudiciais quanto esses.

Batata, pão e macarrão, por exemplo, são alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e o surgimento de cáries. Além destes, sucos com corantes, cervejas e refrigerantes também são bebidas ricas em açúcar que podem causar danos ao esmalte dentário – resultando na deterioração dos dentes.

Saiba como prevenir os danos nos dentes causados pelos carboidratos

Diminuir a quantidade de carboidratos da sua alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem alguns alimentos dessa categoria que fazem parte da dieta de qualquer paciente, como arroz, pão e outros. No entanto, a boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir os danos causados por esses alimentos à sua saúde bucal.

Nesse caso, manter uma boa higiene bucal é o primeiro passo. Para isso, é importante investir em uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor para eliminar as bactérias existentes. Para aqueles que possuem um orçamento maior, a dica é apostar em uma boa escova de dentes elétrica que é capaz de remover até 100% da placa bacteriana.

Outro cuidado que também pode contribuir para o processo é o uso do fio dental uma vez ao dia. Além disso, vale ressaltar que é fundamental manter consultas regulares com o dentista para se certificar de que sua saúde bucal está protegida. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br