(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Bruxismo nos dentes de leite: os malefícios

Bruxismo nos dentes de leite: os malefícios

O bruxismo é uma disfunção silenciosa que pode afetar o sorriso de muita gente. Além dos adultos, as crianças também são atingidas por esse problema, que pode resultar em vários malefícios nos dentes de leite e principalmente ao longo da vida adulta, como cáries, desgaste dos dentes e a DTM. Para entender melhor o que o bruxismo pode causar e os cuidados que devemos ter com essa doença, o Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto. Dá só uma olhada!

O que é o bruxismo nos dentes de leite?

De acordo com a profissional, as crianças também podem ter o bruxismo e explica que essa condição se torna até mais comum nos pequenos em comparação aos adultos. “Sendo assim, o problema pode acontecer também durante a dentição decídua (dente de leite). Porém, na maioria das vezes, após o crescimento muitos pacientes param de fazer o bruxismo”, esclareceu.

Quais problemas o bruxismo infantil pode causar nos dentes das crianças?

O bruxismo na infância também pode causar muitos problemas, principalmente nos dentes de leite. Fique atento aos malefícios do mau hábito de apertar os dentes:

– Desgastes nos dentes;

– Dor de dente;

– Sensibilidade;

– Cárie;

– DTM.

Porém, na maioria das vezes, o bruxismo em crianças não tem as mesmas consequências do bruxismo em adulto.

Como tratar esse problema na infância para não se estender na vida adulta?

O bruxismo de certa forma não tem cura, mas existem várias maneiras de tratar na infância para que o problema não se estenda até a idade adulta. Rhianna indica os primeiros cuidados que devem ser feitos: “Primeiramente tentar identificar a causa do bruxismo e caso seja necessário intervir com uso de placa para proteger os dentes. Mas a placa infantil e diferente do adulto e deve ter acompanhamento constante do dentista”, atentou. Além disso também se torna importante um acompanhamento psicológico para a criança e a mesma orientação aos pais – dependendo da causa do bruxismo pode ser necessário.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:37448

Veja Também
×