Boca amarga pode indicar falta de cuidados com a higiene bucal. Veja como tratar o quadro!

Lidar com a sensação de boca amarga está longe de ser uma situação agradável. Embora seja um problema causado por diversos fatores, como uso de medicamentos específicos e refluxo, o gosto amargo na boca também pode estar relacionado com a falta de cuidados com a higiene bucal. A boa notícia é que existem formas simples e práticas de driblar esse incômodo e garantir a saúde do seu sorriso. Pensando em te ajudar, o Sorrisologia reuniu algumas dicas de como tratar a sensação de boca amarga. Veja só!

Como a má higiene bucal pode resultar na sensação de boca amarga?

Embora a sensação de boca amarga esteja longe de ser agradável, o quadro é bastante comum e, muitas das vezes, pode estar relacionado com a ausência de cuidados com a higiene bucal. Acontece que, durante a limpeza e a escovação dos dentes, é possível remover o acúmulo de placa bacteriana e saliva de cada parte da cavidade bucal, incluindo língua e gengivas. A ausência desse hábito pode influenciar diretamente nesse acúmulo de bactérias, resultando no mau hálito e, consequentemente, no gosto amargo na boca. Por isso, é importante ter em mente que manter uma rotina de higiene ao longo do dia é fundamental.

Além da má higiene bucal, outros hábitos podem resultar na sensação de boca amarga

Para os pacientes que estão apresentando a sensação de boca amarga por muito tempo ou com frequência, a recomendação é procurar o dentista para que avalie o quadro e descubra o fator causador do problema. Assim como destacado acima, além da má higiene bucal, existem diversas possíveis causas para o incômodo. O uso de medicamentos antibióticos ou antidepressivos, por exemplo, costumam ser absorvidos pelo organismo e liberados na saliva, levando a sensação de boca amarga. Além disso, o uso de suplementos alimentares, a presença de um quadro de gravidez ou refluxo gastroesofágico também são possíveis causas para o gosto estranho na boca.

Saiba os cuidados para evitar a sensação de boca amarga

Se você está lidando com esse sintoma, sabe muito bem como é desagradável sentir gosto amargo na boca. Nesse caso, não pense que é apenas mascar um chiclete que está tudo resolvido. A tática pode até amenizar o incômodo por alguns instantes, mas não elimina o problema. O ideal é manter uma boa rotina de higiene bucal, incluindo o uso do fio dental, enxaguante bucal e raspador de língua. Lembrando que a limpeza dos dentes deve ser realizada, pelo menos, três vezes ao dia e sempre depois das refeições. Outra recomendação para amenizar o gosto ruim na boca é evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos e manter as visitas regulares ao dentista. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação e uma limpeza dental (profilaxia).